A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), segue avançando na política de habitação de interesse social com 12 obras em andamento em diferentes regiões da cidade. Os empreendimentos somam 1.621 novas unidades habitacionais, destinadas a famílias inscritas nos programas habitacionais do Demhab ou de reassentamentos.
Estão incluídas no Minha Casa, Minha Vida as obras dos residenciais Sotero dos Reis, Mutualidade, Jacuí, Dona Zaida, Banco da Província, Ildo Meneghetti, São Miguel e Mulheres Guerreiras. Todos os terrenos pertenciam ao município, que é também o responsável pela seleção das famílias beneficiadas. A obra é paga pelo Governo Federal. Os empreendimentos Coronel Claudino e Tamandaré 1 e 2 integram o financiamento do Pró-Moradia, contraído junto à Caixa Federal e com contrapartida de 40% durante as obras.
Ainda uma parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon) possibilitou a doação de 31 casas na região do bairro Glória, destinadas a famílias afetadas pela enchente ou outros desastres naturais na região. A entrega das chaves está prevista para esta terça-feira, 25.
“As obras de habitação de interesse social que estão em andamento são resultado dos quatro primeiros anos de trabalho no Demhab, período em que iniciamos um processo de fortalecimento do departamento para viabilizar essas entregas”, aponta o diretor-geral do Demhab, André Machado.
Demanda aberta – Entre os empreendimentos de demanda aberta, voltados a famílias previamente inscritas no Demhab, estão o Residencial Sotero dos Reis, na região do Eixo-Baltazar, que terá 96 unidades habitacionais e já conta com 36,06% da obra executada, e o Residencial Mutualidade, na Cruzeiro, com 114 moradias previstas e 24,70% de avanço. Ambos são realizados pela empresa Belmais. Ainda haverá seleção para os empreendimentos Mulheres Guerreiras (Cavalhada) e São Miguel (Glória), ambos da construtora 2MS, e Ildo Meneghetti (Restinga), da ALM. O Demhab fará a divulgação dos critérios de seleção nos próximos dias e a expectativa é que a pré-lista com o nome dos contemplados seja conhecida em dezembro.
Avenida Tronco – Atendendo a uma demanda histórica de famílias impactadas pelas obras de duplicação da avenida Tronco, três empreendimentos são executados por meio do programa Minha Casa Minha Vida: o Residencial Dona Zaida, com 200 unidades habitacionais, Residencial Jacuí, com 96 moradias e Banco da Província com 60 moradias. As obras estão com 25,97%, 29,54% de execução física e 11,75%, respectivamente. Ambos os projetos são desenvolvidos pela construtora ALM.
Pró-moradia – Destinados a famílias que residem próximo ao Arroio Cavalhada, estão os empreendimentos Coronel Claudino e Tamandaré 1 e 2, que somam 200 e 340 unidades habitacionais, respectivamente. Em fase inicial, com 8,48% e 2,95% do andamento das obras, que estão sendo conduzidas pelas empresas Belmais (Coronel Claudino) e ALM (Tamandaré 1 e 2).
As obras passam pela supervisão da Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Demhab ou da Caixa Federal. Nos próximos meses, outras oito obras de habitação de interesse social devem ser iniciadas, ampliando o atendimento habitacional em Porto Alegre.
Por Cindy Vitali – Gilmar Martins
