https://www.abc.habitacao.org.br

71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social destaca o Programa Periferia Viva como solução inovadora para áreas vulneráveis

O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que será realizado em Curitiba de 4 a 6 de dezembro de 2024, apresentará um painel dedicado ao Programa Periferia Viva, uma das iniciativas mais inovadoras do Ministério das Cidades para enfrentar os desafios das áreas periféricas brasileiras. Na ocasião, serão abordadas a previsão de investimentos para 2025 e parcerias com estados e municípios.

Em um país com cerca de 16 milhões de brasileiros – 8% da população – vivendo em favelas, o Programa Periferia Viva surge como uma resposta abrangente a esta realidade desafiadora. A iniciativa garante recursos, por meio do Novo PAC, para obras de desenvolvimento urbano e, também, prevê a regularização fundiária e melhorias nas moradias.

Rhaiana Bandeira Santana, coordenadora geral da Secretaria de Periferias do Ministério das Cidades abordará o impacto do Programa Periferia Viva, lançado em junho de 2024, que já beneficiou milhares de famílias em todo o Brasil. Ela apresentará dados sobre os recursos orçamentários, o número de municípios beneficiados, destacando como essas iniciativas podem transformar a realidade das periferias brasileiras.

O Periferia Viva não é apenas um investimento em infraestrutura, mas uma transformação completa na forma como o desenvolvimento urbano é abordado nas áreas mais vulneráveis. Até agora, o programa tem recebido investimentos substanciais. 

Na seleção do Novo PAC, “Periferia Viva – Urbanização de Favelas”, foram destinados R$ 5,2 bilhões para 58 territórios periféricos, beneficiando 43 prefeituras e 9 governos estaduais em todas as regiões do país.

O programa também conta com parcerias estratégicas. O BNDES, através do programa BNDES Periferias, investirá R$ 100 milhões adicionais, priorizando os territórios selecionados no Novo PAC.

Uma de suas inovações é a Rede Periferia Viva, uma ferramenta que estabelece canal direto entre o governo federal, os governos locais e os agentes que implementarão o programa de urbanização de favelas.

O programa também está possibilitando ao Ministério das Cidades construir o Mapa das Periferias por meio de uma plataforma virtual inédita, que agrega dados oficiais das vulnerabilidades e as potencialidades de cada local. O Mapa das Periferias contribuirá para a construção de políticas públicas mais assertivas aos territórios periféricos.

Sobre o painel 

Este painel, programado para dia 05 de dezembro, das 13h30 as 15h, apresentará soluções inovadoras e eficazes para as periferias brasileiras, alinhando esforços governamentais, privados e da sociedade civil.

Os gestores públicos poderão compreender como vem sendo tratada a questão da recuperação das áreas periféricas das cidades e quais os recursos estão sendo alocados. As empresas de construção identificarão oportunidades de parcerias e projetos nas áreas beneficiadas. Urbanistas e planejadores conhecerão as novas abordagens integradas de desenvolvimento urbano. E as organizações sociais terão acesso às formas de participação e contribuição para o programa.

Sobre o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é um evento de referência no setor, reunindo anualmente os principais atores e especialistas em habitação e desenvolvimento urbano do Brasil. Além deste painel sobre o Programa Periferia Viva, o fórum abordará temas como políticas habitacionais inovadoras, revitalização de centros urbanos e estratégias para redução do déficit habitacional.

Para mais informações sobre o evento e inscrições, visite o site da ABC Habitação.