A ABC Habitação (Associação Brasileira das Cohabs) participa hoje (01/08) da 2º Constru Nordeste, evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e que está reunindo em Salvador, de 31 de julho a 2 de agosto, autoridades, empresários e especialistas para discutir práticas inovadoras e sustentáveis no ramo da construção civil.
O destaque deste segundo dia de programação é o Encontro com o Poder Público – Reocupação de Centros Urbanos Degradados, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
De acordo com o expositor José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC, o desafio é criar uma solução que leve para o centro a população de baixa renda. “A locação social parece ser a melhor alternativa”, afirmou ele.
José Carlos destacou que os bons exemplos de iniciativas de requalificação urbana passam, necessariamente, pelo aprimoramento da legislação para garantir a eficácia dos projetos, incluindo a Lei de Incentivo Fiscal e normas técnicas.
Ainda faz parte da abordagem a necessidade de engajamento das instâncias do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para melhorar a qualidade de vida nas cidades.
“Ao aprofundar o debate sobre a revitalização urbana e o desenvolvimento sustentável, o evento também está apontando novas possibilidades de negócio para o setor da construção”, avaliou o diretor executivo da ABC.