Governo de Minas entrega 70 títulos de propriedade aos moradores de Barbacena

Na cidade foram três conjuntos habitacionais construídos na década de 1980, totalizando 327 moradias, instalados com recursos do extinto BNH (Banco Nacional de Habitação)

O Governo de Minas Gerais atendeu 70 famílias de Barbacena por meio da entrega de documentos de propriedade definitiva. Os moradores dos conjuntos habitacionais Evangelina Boa Vista e Valentim Prenassi I e II receberam, na presença do vice-governador Professor Mateus, os títulos dos imóveis financiados por meio da Cohab Minas, companhia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Durante a solenidade, realizada no dia 14, o vice-governador destacou o trabalho que a Cohab Minas realiza nesta gestão, corrigindo problemas que a companhia tinha em governos anteriores. Além disso, Professor Mateus explicou a importância de conseguir o título regularizado, especialmente para essas famílias que aguardavam pelo documento definitivo de propriedade da casa própria há mais de 15 anos.

“Muitas pessoas passam mais de 40 anos morando no lugar e não têm a certeza, no final do pagamento das parcelas, se os filhos poderão receber a herança daquele imóvel, ou mesmo se vão conseguir também realizar um financiamento para pode realizar uma reforma. Até para vender as pessoas encontram dificuldades, pois sem a regularização o imóvel fica muito mais barato. Hoje, essa angústia acabou para essas famílias”, disse.

A entrega reforça o compromisso da atual gestão estadual em promover o direito à moradia, como enfatizou também Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

“Hoje, essas famílias estão efetivamente podendo dizer que são donas de suas propriedades. Elas poderão dizer que são oficialmente proprietários, podendo ter acesso ao crédito, conseguir uma venda mais digna, ter segurança jurídica se quiserem comercializar um imóvel. E essa valorização também do imóvel se encaixa com os títulos. Então, tudo isso contribui para um processo de impacto não apenas social, mas também econômico. Isso ajuda, atrai investimento e movimenta a economia”, destacou Passalio.

Na cidade foram três conjuntos habitacionais construídos na década de 1980, totalizando 327 moradias. Eles acabaram instalados com recursos do extinto BNH (Banco Nacional de Habitação).

“O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus determinaram à Cohab que nós resolvêssemos os problemas do passado. Muita gente já quitou a sua casa, mas ainda não havia tudo regularizado. Por isso, estamos trabalhando para dar mais dignidade àqueles que esperam por tanto tempo pelas titulações”, salientou Ricardo Gontijo, diretor-presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais.

O prefeito de Barbacena, Carlos Dú, já morou em um dos conjuntos e elogiou o trabalho e compromisso do Estado com a regularização dos títulos das pessoas que precisavam e não podiam mais esperar.

“Há muito tempo, nós, moradores de Barbacena, não nos sentíamos vistos pelo Governo de Minas. Mas, agora, nesta gestão, o Executivo está muito próximo da população do interior”, pontuou.

MUTIRÃO DAS ESCRITURAS

A entrega é resultado do projeto Mutirão das Escrituras, realizado no final de outubro do ano passado no município. Na ocasião, uma equipe de técnicos da Cohab Minas esteve durante uma semana na cidade para orientar cada morador sobre as principais pendências relacionadas à documentação para a regularização do imóvel.

Por Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab

Fim da espera: Governo de Minas realiza sonho de 70 famílias de Barbacena com entrega de títulos de propriedade definitiva