Empreendimento Padre Ticão contará com 227 unidades habitacionais na Zona Leste, em São Paulo

De 2021 até o momento 10.332 unidades habitacionais já foram entregues à população, sendo que 17.274 unidades estão em construção, 33.105 foram contratadas e outras 54 mil se encontram em processo de contratação

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o presidente da Cohab, João Cury, visitaram as obras do Conjunto Habitacional Padre Ticão – São José II – Agudos B, na Vila Silvia, Zona Leste da capital, na manhã do dia 10 de março. Com investimento de R$ 45 milhões, o empreendimento está sendo viabilizado pelo Programa Pode Entrar e contará com 227 unidades habitacionais.

“Esse conjunto habitacional está sendo viabilizado pelo Pode Entrar Entidades. São entidades sérias de moradia, com a documentação em dia, que não invadem propriedades e que fazem a luta pela habitação”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. “Isso vai dar para as pessoas uma condição boa de sair do aluguel, sair de área de risco e ter o sonho da casa própria realizado dentro de um trabalho muito sério de habitação e de entrega real”, completou o prefeito destacando que irá viabilizar mais de 100 mil moradias entre entregues, em obras e contratadas até o final deste ano.

Os 227 apartamentos, com metragens entre 46 e 48 metros quadrados, estão distribuídos em três blocos, todos contando com dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e medição individualizada de água, gás e energia elétrica. A área social será equipada com três salões de festa, playground, sala de reunião, portaria com banheiro, e lixeiras para detritos orgânicos e recicláveis. Os trabalhos devem ser concluídos ainda em abril.

Uma das futuras moradoras do residencial Padre Ticão, a doméstica Tereza Cristina de Jesus, de 56 anos, conta que luta por uma casa própria há 20 anos. “Parece mentira que o meu sonho está sendo realizado. Já quero entrar e ficar por aqui hoje mesmo”, contou. Ele disse que irá morar com os dois filhos e uma neta no novo apartamento.

“Essa obra tem menos de 18 meses e já vai ser entregue, pois 100% dos recursos são da Prefeitura de São Paulo”, contou o diretor-presidente da Cohab, João Cury, exaltando a importância de se ter um programa habitacional com recursos exclusivos do município.

ASSEMBLEIA COM MORADORES

Na sequência, o prefeito Ricardo Nunes participou de uma assembleia com moradores na Associação Pastoral da Moradia Leste II. A entidade desempenha um importante papel social na região e também está acompanhando de perto as obras dos residenciais Nossa Senhora de Fátima, Santa Bárbara e Nossa Senhora de Guadalupe, que, juntos, irão proporcionar mais 331 unidades habitacionais para a região.

O plano de metas da gestão 2021/2024 prevê a provisão de 49 mil moradias. De 2021 até o momento 10.332 unidades habitacionais já foram entregues à população paulistana, sendo que 17.274 unidades estão em construção, 33.105 foram contratadas e outras 54 mil se encontram em processo de contratação, totalizando mais de 100 mil unidades a serem viabilizadas.

O Pode Entrar conta com recursos exclusivos da Prefeitura de São Paulo e institui importantes ferramentas com o objetivo de ampliar a produção de moradias e combater o déficit habitacional na cidade.

O programa se subdivide em cinco modalidades: Entidades, Aquisições, Melhorias, Parcerias (PPP) e Carta de Crédito.

O município arca com os investimentos enquanto a entidade ou empresa selecionada se responsabiliza pelo licenciamento e a execução do projeto. Mais de 4.350 novas moradias já estão em construção.

A prefeitura poderá realizar a compra de unidades habitacionais da iniciativa privada, com aquisições em grande quantidade e em um curto período, possibilitando maior celeridade no atendimento das demandas habitacionais.

Os imóveis são reformados e requalificados, diminuindo a inadequação de domicílios e garantindo às famílias melhores condições de habitação.

Além da construção de unidades habitacionais, o Pode Entrar Parcerias Público-Privadas proporciona o desenvolvimento urbanístico integrado da cidade aproximando moradia, serviços e emprego. A modalidade propicia a contratação de 22.430 novas moradias com investimentos de aproximadamente R$ 4 bilhões a serem realizados pela iniciativa privada.

Por Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – Cohab

https://cohab.sp.gov.br/inicio.aspx#corpo