CDHU apresenta proposta de permuta de terreno por habitações para mercado imobiliário em Campinas

Podem participar empresas ou pessoas físicas, bem como fundos de investimentos, que tenham unidades prontas ou com prazo de entrega de 90 dias a partir da homologação da licitação

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) publicou edital de permuta de um terreno de Campinas em troca de ao menos 283 unidades habitacionais prontas ou para entrega futura. O encontro, viabilizado pelo Secovi-SP, contou com a presença do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e de representantes do mercado imobiliário da região. 

Iapequino destacou que a operação é uma novidade dentro da CDHU e que a experiência, em detrimento da colocação do terreno à venda, permite que Campinas seja a principal beneficiada com o atendimento habitacional, que será realizado, preferencialmente, com empreendimentos menores. 

“Estamos buscando diversificar nossas maneiras de atuação e possibilitar que o mercado tenha mais de uma alternativa, além de simplesmente a CDHU realizar compra e venda de terrenos, por exemplo. Acreditamos que ele [mercado] é capaz de desenvolver esses projetos habitacionais muito mais rapidamente”, explicou o presidente da CDHU.

Ele disse ainda que o modelo de negócio poderá agilizar o atendimento habitacional. “Queremos ter como contrapartida empreendimentos licenciados, pois um projeto que já está licenciado nos faz ganhar, no mínimo, três anos no ciclo de construção”, observou.

Alan Cury, diretor do Secovi Campinas, ressaltou que a iniciativa apresentada pela CDHU é muito eficiente “Ela possui um plano de negócios interessante e inovador. Vimos com muitos bons olhos o Governo do Estado buscando unidades prontas para atender mais rapidamente a demanda habitacional”, comentou.

A abertura das propostas está marcada para dia 7 de março, às 10 horas, na sede da CDHU, em São Paulo. Essa é a primeira operação estruturada neste formato no Estado de São Paulo em toda a história.

Podem participar empresas ou pessoas físicas, bem como fundos de investimentos, que tenham unidades prontas ou com prazo de entrega de 90 dias a partir da homologação da licitação. No caso de imóveis prontos, deverão ter plenas condições de serem habitados, sem ocupação anterior e com data de habite-se não superior a 360 dias contados da data da publicação no Diário Oficial do Estado da adjudicação do certame.

A permuta também está disponível para empreendimentos com entrega em até 24 meses. Nessa hipótese, os projetos devem estar com todas as aprovações e licenças em dia, com as unidades autônomas e frações já registradas em cartório. O desenvolvimento de todo o processo burocrático de licenciamento, projeto e execução de obras e registro ficam sob a responsabilidade da empresa, sem ônus para a CDHU.

As unidades a serem oferecidas à CDHU podem ser localizadas em qualquer local de Campinas, desde que em área urbana e dotada de infraestrutura pública completa, como coleta de esgoto, fornecimento de água e serviço de iluminação pública.

Os apartamentos deverão ter dois dormitórios e área privativa de, pelo menos, 40,10 metros quadrados, com acabamento em piso cerâmico e rodapé em todos os ambientes, portas com esmalte ou verniz, esquadrias de alumínio, peitoril impermeável e revestimento cerâmico até o teto nas paredes das áreas frias. Também deverão constar pontos de energia, para cabo de televisão, internet e telefone, conforme especificações do edital.

Os imóveis deverão ter medição de água, gás e energia elétrica individualizadas, sistema de energia fotovoltaico, quando viável, e equipamentos economizados de água e energia. A área de lazer deverá contar com ao menos um equipamento social e um de lazer esportivo, que deverá ser projetada para diversas faixas etárias, em locais de fácil vigilância, evitando áreas residuais nos lotes.

As habitações serão destinadas a famílias de baixa renda indicadas pela CDHU no âmbito dos seus programas, desenvolvidos no município. Trata-se de uma modalidade inovadora de atendimento que busca dar celeridade no atendimento habitacional, complementando as construções realizadas diretamente pela Companhia.

Por Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CDHU https://www.cdhu.sp.gov.br/web/guest/-/cdhu-apresenta-proposta-de-permuta-de-terreno-por-habitacoes-para-mercado-imobiliario-em-campinas?redirect=%2F