Ministério relança Capacidades com novos cursos e parcerias com órgãos estaduais e federais

Portal possui mais de 172 mil usuários cadastrados, 12 trilhas de aprendizagem e mais de 90 mil certificados emitidos, sendo que novo programa se propõe a pensar as cidades de modo integrado

O Ministério das Cidades fez o relançamento do programa Capacidades, voltado para a formação e capacitação de quadros técnicos em prefeituras e órgãos dos governos estaduais e federal. Ele foi instituído em 2007, mas abandonado nos quatro anos do governo anterior. Em seu histórico, o portal possui mais de 172 mil usuários cadastrados, 12 trilhas de aprendizagem e mais de 90 mil certificados emitidos. O novo programa se propõe a pensar as cidades de modo integrado, visando a resiliência e a sustentabilidade e vai oferecer cursos gratuitos.

Na cerimônia de relançamento, realizada no dia 21, auditório do Edifício Celso Furtado, em Brasília, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que o Capacidades é de grande importância para ajudar a levar as políticas públicas aos municípios e reforçar o pacto federativo.

“Nossa intenção é facilitar para que engenheiros, técnicos, os próprios prefeitos e vereadores possam formar projetos sólidos e a gente consiga fazer chegar o recurso aonde ele tem que estar”, afirmou o ministro.

O secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Junior, lembrou que as políticas públicas do Ministério das Cidades são orientadas por resultados e que o programa deve ser expandido. “O Capacidades volta com cursos das cinco secretarias do ministério”, disse. A proposta a partir de agora é aumentar a quantidade de cursos e parceiros.

Estiveram presente no evento de relançamento a ministra em exercício das Comunicações, Sônia Faustino Mendes; o diretor geral do Instituto Serzedelo Correia, do TCU (Tribunal de Contas da União), Adriano Amorim; a diretora executiva da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), Natalia Teles; e a diretora de Transformação Urbana da agência de cooperação internacional alemã (GIZ), Sarah Habersack, entre outras autoridades e parlamentares presentes.

O novo Capacidades, reformulado a partir da recriação do Ministério das Cidades em 2023, se propõe a pensar as cidades de modo integrado, visando à resiliência e a sustentabilidade por meio de ações e interações inteligentes, com parcerias e diálogos com todas as instâncias de atuação no ambiente urbano. O programa tem a parceria da agência de cooperação internacional da Alemanha (GIZ) e da Enap.

Soluções verdes fazem parte das ações, inclusivas e não sectaristas, baseadas na natureza, diversificadas nos territórios, municípios e regiões brasileiras, incluindo as periferias. O objetivo é o bem-estar social das pessoas, de forma que todos possam se reconhecer neste novo momento da humanidade, de forma digital e orgânica, integrado e inter-relacionável, para esta e futuras gerações.

Acesse www.capacidades.gov.br e saiba mais

Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades