As matrículas dos imóveis são resultado do Programa de Regularização Fundiária do município, garantindo assim aos moradores acesso à rede básica de infraestrutura
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou 60 matrículas de imóveis do Programa de Regularização Fundiária para as famílias do Núcleo Residencial Paranapanema. Elas esperam por isso há mais de 43 anos. Quando o bairro começou a ser habitado, em 1960, as primeiras famílias de imigrantes da região do nordeste e cidades do interior do Estado de São Paulo vieram para Campinas em busca de melhor qualidade de vida. Finalmente, eles realizaram o sonho de ter em mãos a tão sonhada escritura de suas casas.
As matrículas dos imóveis são resultado do Programa de Regularização Fundiária do município, garantindo aos moradores acesso à rede básica de infraestrutura, como sistema de abastecimento de água potável, coleta e tratamento do esgotamento sanitário, rede de iluminação pública, energia elétrica domiciliar, pavimentação e soluções de drenagem pluvial.
A cerimônia foi realizada no dia 9, na Escola Estadual Professora Cécilia Pereira, no Jardim Paranapanema. Na atual gestão foram regularizados 6.479 imóveis.
Segundo o prefeito, esse programa tem importância fundamental. “A grande maioria dessas famílias está na fila da Cohab e vive em área de Regularização Fundiária. Quando elas recebem a sua matrícula, automaticamente saem dessa fila. Isso diminui muito essa nossa demanda de habitação popular em Campinas. Quero agradecer a todas as pessoas que trabalharam para que esse dia acontecesse. As equipes da Secretaria de Habitação e da Cohab se dedicam muito e graças a esse trabalho estamos aqui hoje realizando essa cerimônia tão importante,” disse o chefe do Executivo.
O presidente da Cohab e secretário Municipal da Habitação, Arly de Lara Romêo, afirmou que essa regularização muda a vida das 43 famílias. “Vocês agora podem dormir tranquilos e afirmar essa casa aqui é minha. Isso traz segurança e todos que podem investir nos imóveis. A secretaria e a Cohab têm batido recorde nas entregas de Regularização Fundiária. Esse é um programa de grande alcance social e Campinas se tornou referência em todo Brasil”, declarou.
Além da representante do Núcleo Residencial Paranapanema participaram da cerimônia os moradores do bairro e um em especial foi Eudirene Paulino Moura, cozinheira da escola. Ela recebeu sua matrícula das mãos de Dário Saadi e ficou muito emocionada. A mulher não acreditava que esse dia fosse chegar. Também estiveram presentes o vereador Cirilo; o presidente da Mata Santa Genegra, Cidão Santos; o presidente da Associação de Moradores do Jardim Paranapanema, Noé Ramão da Silva; o diretor de Habitação da secretaria Lucas Bonora da Silva; a coordenadora jurídica Ana Júlia Ferreira Lourenço juntamente com a equipe da Cohab, com o diretor-técnico de Regularização Fundiária, Jonatha Pereira; o gerente jurídico de Regularização Fundiária, Marcelo Ferreira, e toda equipe, mais o diretor da escola Joel Cláudio Rodrigues.
Fotos: Toninho Oliveira / Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da Cohab