Governo de Minas entrega certidões de regularização de propriedade a 40 famílias de Maria da Fé

Essa documentação vai assegurar que 40 famílias tenham posse legal e definitiva dos imóveis a partir de agora, colocando assim um fim de uma espera de quase dez anos

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou da entrega de certidões de regularização de propriedade do conjunto habitacional Vila da Felicidade, localizado no município de Maria da Fé, no Sul do estado. O evento foi realizado no dia 27 de outubro e essa ação do governo, por meio da Cohab Minas, é realizada em parceria com a prefeitura.

A entrega reforça o compromisso da atual gestão estadual em promover o direito à moradia. A regularização vai assegurar que 40 famílias tenham posse legal e definitiva dos imóveis, colocando fim a uma espera de quase dez anos.

Professor Mateus destacou que as certidões de regularização trazem tranquilidade e segurança aos moradores e contribuem para a valorização dos imóveis e desenvolvimento do município.

“Imagina o sofrimento e a angústia de uma família que está há nove anos pagando a prestação do imóvel sem, até então, possuir o registro. A entrega deste documento dá tranquilidade para essas pessoas e a segurança jurídica para que possam fazer o financiamento do imóvel, realizar a venda com tranquilidade e ter a certeza de que a casa vai ficar para os filhos. Essa entrega significa o resgate da dignidade para essas famílias e também movimenta a economia local”, explicou.

A partir de agora as unidades habitacionais passam a ter situação regular, com as devidas averbações. O procedimento proporciona segurança jurídica para as famílias, já que a regularização permite que as transações, hoje realizadas na informalidade, sejam legalizadas, com as devidas garantias jurídicas e contratuais.

Além de mudar a vida das pessoas, a regularização ainda contribuirá para o desenvolvimento social e econômico local, com ampliação do parque imobiliário e movimentação de receitas.

Exemplo de alívio para as famílias vem da empresária Luciana Aparecida Machado que, junto ao marido e os três filhos, mora no conjunto desde o início da entrega da unidade. Eles se mudaram da zona rural do município e além da casa construíram no terreno uma mercearia que atende toda a comunidade da Vila Esperança.

Para ela, essa data será lembrada para sempre por toda a família, uma vez que garante a posse definitiva da sua casa e do seu negócio. “A certeza da posse da minha casa é o que eu mais esperava na vida. Este sempre foi o meu sonho e esperei pela chance de regularizar este imóvel e ela chegou hoje, com o recebimento da escritura”, comemorou. Aqueles que já tiverem financiamento habitacional quitado poderão solicitar junto à Cohab Minas a escritura do bem.

Promover a regularização de propriedade urbana de empreendimentos habitacionais da companhia, por meio da Reurb-S, é o objetivo do programa Cohab Regulariza.  As entregas realizadas em Maria da Fé fazem parte do projeto que, até o momento, já legalizou 3.576 unidades habitacionais, em 78 municípios de todo estado. A expectativa é a de que, neste ano, sejam regularizadas ainda mais duas mil unidades, que já tiveram documentos protocolados em cartório.

Por Mariana Toledo

Governo de Minas entrega certidões de regularização de propriedade a 40 famílias de Maria da Fé