Londrina lança Selo Amigo da Habitação Social para contribuir com as famílias carentes

Companhia tem tomado algumas medidas para oferecer alternativas à população que não consegue acesso à moradia por meio dos programas com financiamentos convencionais

A Cohab (Companhia de Habitação) de Londrina, no Paraná, lançou o Selo Amigo da Habitação Social com o objetivo de incentivar pessoas e empresas a participarem da construção de moradias da forma que cabe no bolso, até mesmo com material excedente. O evento foi lançado no gabinete do prefeito. 

Bruno Ubiratan, presidente da companhia, disse que o poder público não irá se redimir das responsabilidades. “A prefeitura, por meio da Cohab Londrina, tem sido um exemplo em todo o País pelo programa de Regularização Fundiária, que além de entregar o título de propriedade ao morador ainda leva toda infraestrutura urbana para ocupações que, pela lei, podem ser regularizadas. Tenho certeza também de que podemos contar com a solidariedade do londrinense que pode estender as mãos para quem vive em estado de vulnerabilidade”, afirmou. 

A Habitação de Interesse Social no Brasil passou por um longo período de escassez de recursos, principalmente para atendimento de famílias de baixíssima renda durante e após a pandemia. Apesar das iniciativas da Cohab Londrina, do governo estadual e da retomada do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida), há pouca perspectiva de que, a curto e médio prazo, seja possível zerar o déficit habitacional.

A companhia tem tomado algumas medidas para oferecer alternativas à população que não consegue acesso à moradia por meio dos programas com financiamentos convencionais. O programa de Lotes Urbanizados é uma das alternativas para atendimento dessas famílias, disponibilizando terrenos com toda a infraestrutura de asfalto, esgotamento sanitário, água e luz regulares e a facilidade de aquisição. A Cohab oferece subsídio e financiamento em até 360 meses, com parcelas acessíveis, baixa taxa de juros e uma carência para início do pagamento das parcelas.

Apesar das condições excepcionais do programa, algumas famílias de baixa renda têm muita dificuldade para construir a unidade habitacional de forma segura. Na expectativa de buscar soluções criativas, o Selo Amigo da Habitação Social tem a finalidade de estimular e reconhecer o envolvimento de diferentes parceiros que venham contribuir com ações que promovam a moradia digna às famílias beneficiadas. O selo cria um valor positivo, pois toda empresa que o possuir, vai mostrar para a sociedade que pode agregar ao seu nome mais valor e respeito.

É o caso de Ketellyn Moraes que tem dois filhos, um com paralisia cerebral. Ela está grávida de uma menina e sofria por não ter onde morar. A casa improvisada que ela ergueu em uma ocupação irregular foi derrubada, há dois anos, pelas chuvas fortes. Na sequência, Ketellyn foi “morar de favor” com uma amiga por um tempo e hoje vive em barraco. Sem poder trabalhar, ela se sustenta com o dinheiro de benefício do governo federal, que mal dá para comprar comida e remédios.

A moradora foi atendida pela Cohab Londrina com um terreno no Residencial Jequitibá, mas não tinha recursos para ir além do início da obra. Uma voluntária procurou a companhia, interessada em contribuir com recursos para ajudar uma família. O Setor de Assistência Social direcionou a   voluntária para uma construtora, também disposta a ajudar. Com isso Ketellyn está feliz da vida, aguardando a conclusão da obra para passar o Natal “de casa nova” com seus filhos.

MAIS DE 15 MIL PESSOAS

A gerente da Seção de Assistência Social da Cohab, Edna Braun, revela que o município conta hoje com aproximadamente 3,8 mil famílias que representam 15 mil pessoas, que moram em regiões irregulares, em condições precárias, sem infraestrutura e saneamento básicos. São áreas de risco e de preservação, sem possibilidade de regularização. O perfil dessa população aponta para falta de qualificação profissional e baixos rendimentos, fatores que influenciam diretamente na ausência de condições objetivas para prover moradia digna para a família. Edna lembra que a sociedade tem responsabilidade social e autonomia para desenvolver ações que contribuam na promoção de melhoria na qualidade de vida de crianças, adolescentes, idosos, pais e mães que têm direito à moradia digna, mas que vivem em  situação de extrema vulnerabilidade.

A premiação será concedida para as pessoas e empresas que contribuírem com a doação de itens que se enquadrem nos seguintes grupos: materiais de construção; padrão de energia elétrica; serviço de assistência técnica gratuita para execução de unidade habitacional; cursos gratuitos de capacitação para auto construção; horas de mão de obra e outros materiais ou ações permitam a edificação da moradia.

A Cohab irá emitir um título de reconhecimento público, registrando e endossando a participação de pessoas físicas que apadrinharem ao menos uma família, com material de construção para edificação de unidade habitacional. O título será entregue ao término da edificação.

Por Companhia de Habitação de Londrina  – COHAB

https://cohabld.londrina.pr.gov.br/index.php/ult-noticias/541-voce-pode-ajudar-alguem-a-morar-bem-selo-amigo-da-habitacao-social