Gestão tem atenção especial no crescimento urbano e na oferta de moradia digna e adequada para as famílias que mais precisam
A gestão do govenador Wanderlei Barbosa, de Tocantins, tem direcionado esforços para impulsionar o cenário habitacional e o desenvolvimento urbano sustentável no Estado, visando melhorar as condições de vida da população. Este trabalho vem sendo realizado por meio da Secihd (Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano).
Com a aprovação da MP (Medida Provisória) 1.162 de 2023, que retoma o programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) e prevê mudanças importantes no programa, 50% das unidades serão reservadas para as famílias da Faixa 1. Além disso, pessoas em situação de rua serão incluídas na lista de pretensos beneficiários.
Para o governador buscar soluções para reduzir o déficit habitacional é uma questão prioritária no estado. “Estamos trabalhando em colaboração com o governo Federal para garantir que o MCMV continue a ser uma fonte confiável de habitação acessível e de qualidade para as famílias de baixa renda no Tocantins”, afirmou Barbosa.
Thiago Benfica, titular da Secihd, destacou que a finalização da MP é um passo importante na luta contra o déficit habitacional no estado. “A partir de agora temos mais liberdade para trabalhar com a ampliação do programa habitacional aqui no Tocantins e, a partir daí, trabalharemos para que o maior número possível de famílias tenha acesso a uma moradia digna e adequada”, explicou.
O governo já solicitou a inclusão de propostas no sistema da CEF (Caixa Econômica Federal) para atender as famílias com renda bruta de até R$ 2.640. A intenção é beneficiar a população dos cinco maiores municípios do estado, que são Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional.
Barbosa expôs sua satisfação em trabalhar em estreito diálogo com o governo federal. “Para mim é uma satisfação gigantesca acompanhar a retomada do programa e poder atuar para ajudar muitas famílias que sonham com a casa própria. Nosso papel principal é promover a essas famílias o acesso à moradia digna e, para isso, nos antecipamos e conseguimos apresentar nossas propostas para a CEF”, enfatizou o governador.
Para Ludimila Galvão, superintendente das Cidades e Desenvolvimento Urbano, a partir de agora a CEF fará uma análise prévia das propostas e irá avaliar a documentação enviada. O próximo passo será a realização de vistoria dos terrenos indicados para conferência das especificações dos locais. “Estamos extremamente confiantes de que a validação das nossas propostas ocorrerá no tempo que a Caixa estipulou sem nenhuma intercorrência”, disse.
Um dos pontos mais relevantes da atual gestão tem sido a participação da população nas consultas públicas realizadas no Plano Plurianual 2024-2027, que tem como objetivo o desafio de promover o acesso à moradia digna dentro do eixo de infraestrutura econômica e urbana.
“Ouvir a população é o principal meio de conseguirmos alcançar sucesso na gestão. Temos atuado de forma humanizada em contato direto com as pessoas”, frisou o governador Wanderlei Barbosa.
Thiago Benfica declarou que tem sido uma experiência importante participar com a sua equipe técnica dos encontros. “A forma como o governador Wanderlei Barbosa tem conduzido as consultas públicas pelas regiões nos mostra uma visão ampla de como iremos atuar, nos permitindo saber exatamente o que precisaremos fazer”, comentou o titular da secretaria.
Um dos programas mais importantes do governo do Tocantins, no que diz respeito ao diálogo direto com os municípios, é o Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego e Renda, que promove obras de revitalização e adequação de vários locais, como praças, ginásios, entre outros, nas cidades do Tocantins.
“Várias obras estão sendo concluídas, É um orgulho para a gestão, que se preocupa com o desenvolvimento do estado e cria condições para que os municípios se desenvolvam de forma equilibrada e sustentável”, finalizou Thiago Benfica.
Por: George Hallan/Governo do Tocantins