Evento foi realizado na capital do estado e contou com a presença de ministros e também da população
Palmas foi sede da plenária estadual do PPA (Plano Plurianual Participativo), realizada no dia 16, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso. O evento contou com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e de outras autoridades.
Realizada em conjunto pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio do governo do Estado do Tocantins, a etapa estadual do PPA contou com a participação ativa da população e de representantes de Movimentos Sociais que apresentaram suas demandas.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que este é o ambiente e momento certo para que se possa fazer esse tipo de provocação e que a população traga suas reivindicações para que sejam incluídas no PPA e nas leis orçamentárias do País. “O PPA 2024-2027 em âmbito nacional é a maneira mais democrática de conseguirmos atender às demandas da população como um todo, porque permite que a sociedade organizada e os representantes dos movimentos sociais apontem as suas demandas para que possam ser priorizadas em nossas políticas públicas”, salientou.
Thiago Benfica, secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento, também esteve presente no evento e enfatizou a importância da integração entre os diferentes níveis de governo e da participação da sociedade civil na construção do PPA. “Esse é um instrumento de planejamento relevante que reflete as vontades e necessidades da população. Nesse sentido é essencial que trabalhemos de forma colaborativa, unindo esforços entre os governos federal, estadual e, sobretudo, a sociedade, para que possamos garantir um planejamento efetivo e amplo” salientou.
O PPA Participativo 2024-2027 conta com plenárias estaduais que ocorrem nas capitais brasileiras para ampliar a participação da população no planejamento das prioridades do País para os próximos quatro anos. Até o dia 10 de julho a plataforma Brasil Participativo estará ativa, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos poderão eleger como prioritários três programas do governo federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.
Mais dois Fóruns Interconselhos Nacionais serão realizados até o final do processo de consulta. O primeiro aconteceu realizado em Brasília, nos dias 18 e 19 de abril.
Por: George Hallan/Governo do Tocantins