Programa de REURB avança em Goiás

Assessoria de Imprensa da Agehab Goiás divulga informações sobre as ações de regularização fundiária no Estado

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) Goiás coletou nesta quarta-feira (29/09) assinaturas em 21 escrituras de moradores do bairro Vila Mutirão, em Jussara, na Região Noroeste, a 228 quilômetros da capital. O atendimento começa às 10 horas, na feira municipal coberta (Rua Rui Barbosa S/N – Bairro São Francisco – Jussara – Goiás). A diretora de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Agehab, Priscilla Tejota, acompanhou os trabalhos, representando o presidente da Agência, Pedro Sales.

A ação avança com coleta de assinaturas, uma estratégia que faz parte de uma das etapas do processo que finaliza a entrega definitiva dos documentos às famílias beneficiadas.

Governo de Goiás cadastra famílias do Bairro Anhanguera, em Goiânia, para regularização fundiária

Outra ação da Agehab sob os cuidados da empresa contratada Platec, ocorreu no Bairro Anhanguera, por meio de visitas de casa em casa para recolher documentos até 8 de outubro. O procedimento é um dos passos para identificar futuros beneficiários que receberão, gratuitamente, escrituras do Governo de Goiás, em áreas doadas pelo Estado no passado.

Foram entregues na atual gestão 3 mil escrituras e outras 4,5 mil estão em andamento. Já foi autorizado pelo governador Ronaldo Caiado o investimento de R$ 15 milhões, recursos provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), para que o programa de regularização fundiária urbana avance em todo o Estado. “Estamos com frentes de trabalho abertas em bairros de vários municípios, em todas as etapas. Goiás vai vivenciar um salto na regularização de áreas de domínio do Estado até o próximo ano”, anuncia Pedro Sales.

Segundo ele, o processo de regularização fundiária começa pela pesquisa fundiária e levantamento topográfico. Em seguida, é elaborado o projeto do loteamento, que segue para aprovação da prefeitura. Esse projeto deve ser averbado em cartório para dar início ao cadastramento dos moradores. A escritura é emitida, assinada, registrada, e só então ocorre a entrega efetiva do documento. “Muitas famílias esperam há mais de 30 anos pela legalização do imóvel. O governador está atento à situação dessas pessoas e vem dando apoio para que esses processos sejam destravados”, reafirma o presidente.

2_

Equipe da empresa Platec, contratada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) em uma das visitas no Bairro Anhanguera, Goiânia.

A agência está concluindo o cadastramento do bairro Céu Azul, em Rio Verde; e Margarida Procópio, em Senador Canedo. Também está previsto o início do cadastramento para regularização do Residencial Real Conquista, em Goiânia.

A equipe está identificada com colete e crachá. Dúvidas podem ser sanadas na Coordenação de Cadastro da Agehab, pelo número (62) 3096-5050.