Governo anuncia regras para saques do FGTS de contas ativas e inativas

Lançamento do programa $aque Certo no Palácio do Planalto. Foto: Marcos Corrêa/PR

Serão liberados, a partir de setembro, até 500 reais por conta e haverá  uma regra de proporção que levará em conta o saldo guardado

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (24) o programa “$aque Certo”, que irá liberar os saques das contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do PIS/PASEP. O Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que o limite máximo de saque, permitindo resgates a partir de setembro, será de R$ 500. Além disso, será estipulada uma regra de proporcionalidade para calcular o valor de retirada. O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O secretário executivo da ABC, Nelson Szwec, e os consultores técnicos, Alfeu Garbin e Anacleto Urbano, participaram da cerimônia representando a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC).

Segundo Guedes, a liberação de recursos totalizará R$42 bilhões até o fim do próximo ano. “Vamos descarimbar o dinheiro. O povo pega o que é dele”, comemorou o ministro da Economia. Para o ministro esta medida trará benefícios a longo prazo, estimulando empregos e o crescimento sustentável da economia.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que 106 milhões de pessoas serão beneficiadas com as medidas, sendo 96 milhões com o FGTS e 10,4 milhões com o PIS.

Haverá também um novo mecanismo chamado saque-aniversário que prevê a liberação anual de recursos aos trabalhadores para usar o FGTS  como garantia de empréstimos.