https://www.abc.habitacao.org.br

72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social têm início nesta quarta-feira (17/09) em João Pessoa

Evento, principal do setor no país, reúne gestores, especialistas e agentes públicos de todo o Brasil para debater políticas habitacionais, regularização fundiária e inovação, de 17 a 19 de setembro no Intermares Hall.

A capital paraibana sedia, de 17 a 19 de setembro, o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que este ano acontecerá juntamente com o II Encontro Nacional de REURB (Regularização Fundiária Urbana). O evento ocorre no Intermares Hall e é realizado pela da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC Habitação) e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), com apoio do Governo do Estado da Paraíba, Companha Estadual de Habitação Popular da Paraíba (CEHAP/PB) e Prefeitura de João Pessoa.

Consolidado como o principal evento do setor habitacional no Brasil, o Fórum chega à sua 72ª edição reafirmando seu papel como espaço privilegiado de articulação, debate e intercâmbio de experiências entre os diversos atores que constroem a política habitacional brasileira. A edição de 2025 registrou 1.455 inscrições, com 674 participantes presenciais e 781 que devem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da ABC Habitação no YouTube. A programação contempla painéis temáticos, mesas de diálogo, exposições de projetos premiados e estandes institucionais, com foco em temas prioritários como Regularização Fundiária, Melhorias Habitacionais, o Programa Minha Casa Minha Vida e inovações tecnológicas e sustentáveis no setor.

A solenidade de abertura oficial está marcada para as 10h da quarta-feira (17/09), com a presença confirmada de autoridades como o Governador da Paraíba, João Azevêdo; o Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Deputado Adriano Galdino; o Prefeito em exercício de João Pessoa e Presidente da Câmara de Vereadores, Dinho Dowsley; a Presidente da ABC Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez; o Presidente do FNSHDU, Jorge Lange; o Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e a Vice-presidente de Habitação da instituição, Inês Magalhães; o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Frederico Coutinho, entre outras.

Destaques da programação:

• Dia 17/09 (Quarta) – Ênfase em REURB:
O primeiro dia é dedicado à Regularização Fundiária. Destaque para os painéis “A Implementação da REURB na Paraíba” (11h) e “O Papel do Poder Judiciário no Processo de REURB” (13h30), com a participação de desembargadores, tabeliões e especialistas de vários estados. Às 15h15, o painel “Implementação Municipal da REURB: Dificuldades, Estratégias e o Papel dos Estados e da SPU” traz visões essenciais com Silvio Figueiredo (coordenador do GT da Lei 13.465), Dr. Raphael Pessoa Mota (Câmara Municipal de Maracanaú/CE), Filomeno Abreu (Secretaria do Patrimônio da União – SPU) e a especialista em REURB, a arquiteta e advogada Sophia Rachid. O dia termina com uma sessão de “Casos de Sucesso em REURB” (17h05).

• Dia 18/09 (Quinta) – Inovação, Gestão e Soluções Práticas:
O segundo dia começa com casos de sucesso em “Melhorias Habitacionais, Infraestrutura e Atendimento Descentralizado” (8h30), apresentados por agentes de habitação de João Pessoa, Roraima, Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. Na sequência, o painel “Tecnologia a Serviço da Gestão Habitacional” (9h50) mostrará sistemas inovadores de Pernambuco, Goiás, Porto Alegre e Mato Grosso do Sul, além do software de gestão de programas habitacionais Habix. Um dos momentos centrais será o painel “O Trabalho Social no Programa Minha Casa Minha Vida” (11h), com representantes da CAIXA e do Ministério das Cidades, seguido da apresentação de projetos premiados com o Selo de Mérito 2025.

No período da tarde, os debates continuam com “Melhorias Habitacionais: Programa Nacional de Reformas e impactos nas Periferias” (13h30), mediado por Socorro Gadelha, Secretária de Habitação de João Pessoa e com participação do Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo; do Secretário Nacional de Periferias, Flávio Tavares e do especialista da Fundação João Pinheiro, Professor Gabriel Lacerda. O painel “Nova Concepção de HIS: Por um modelo sustentável” (14h50) reunirá o poder público (Ministério das Cidades e CAIXA) e o setor produtivo (Sinduscon-SP e WCR Empreendimentos) para discutir novos conceitos e projetos, também com apresentação de cases premiados. O dia termina com o painel “Soluções para atendimento habitacional a grupos específicos” (17h00), exibindo iniciativas voltadas para idosos, reassentamentos e comunidades tradicionais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Porto Alegre e Santos.

• Dia 19/09 (Sexta) – Gestão, Balanço Nacional e Premiação:
O último dia do Fórum se inicia com o painel “Aperfeiçoamento da Gestão a Serviço da Habitação de Interesse Social – Exemplos de São Paulo e Minas Gerais” (8h30), que apresentará casos inovadores de financiamento, tipologias urbanas e construções industrializadas. Em seguida, ocorre um dos momentos mais aguardados: o painel “PMCMV: Balanço do Ano, Avanços, Dificuldades e Desafios” (9h30), com a presença do Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo; da Presidente da ABC Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez; representantes da CAIXA Econômica Federal; representantes do setor produtivo, Victor Almeida (Pacaembu Construtora/Sinduscon-SP) e Roberto Franca Gadelha (FIEPB/Sinduscon-JP), com mediação do Presidente do FNSHDU, Jorge Lange. O encerramento do Fórum será marcado pela Cerimônia de Entrega dos Troféus do Prêmio Selo de Mérito ABC 2025 (11h30), que reconhece oficialmente os projetos mais inovadores e eficazes em Habitação de Interesse Social do país.