Entre os principais assuntos discutidos está a retomada do programa Minha Casa Minha Vida e a partir de agora os encontros serão periódicos para ampliar as discussões
Representantes da ABC (Associação Brasileira de Cohabs) e agentes públicos de habitação e do FNSHDU (Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano) participaram de um encontro, nesta terça-feira, dia 18, com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira. Entre os principais assuntos discutidos está a retomada do programa Minha Casa Minha Vida. A partir de agora os encontros serão periódicos entre a ABC e o Fórum Nacional para acompanhamento dos programas e sugestões.
Os estados do Acre e de Tocantis são os recém filiados à ABC. O presidente da Cohab, Rafael Almeida, esteve representando o Acre enquanto o secretário de Habitação, Thiago Benfica, representou o Tocantis no encontro.
Entre as principais atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano haverá uma ampliação da representatividade da ABC. Além disso, um novo site vem sendo reestruturado e deve entrar em operação a partir de maio, com grande acervo de informações e experiências de habitação de interesse social.
Durante o evento houve a apresentação de propostas para regulamentar o programa Minha Casa Minha Casa e os participantes tomaram conhecimento da reunião realizada recentemente com o ministro das Cidades, Jader Filho, bem como o encontro com a Frente Nacional de Prefeitos para estreitar as relações e construir parcerias.
A nova diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Habitação foi eleita e se trata de uma instância de apoio e articulação com a ABC para o avanço das políticas públicas de habitação voltadas para o atendimento da população de baixa renda. A ABC oferece sua estrutura para o desenvolvimento das atividades do FNSHDU. O secretário executivo da ABC é o mesmo secretário executivo do Fórum de Secretários.
A diretoria eleita ficou assim composta: presidente – Jorge Luiz Lange (Paraná); primeiro vice-presidente – Marcelo Cardinale Branco (São Paulo); segundo vice-presidente – Bruno Dauaire (Rio Branco); vice-presidente da Região Sul – Fabricio Peruchin (Rio Grande do Sul); vice-presidente da Região Sudeste – Elizabeth Jucá (Minas Gerais); vice-presidente da Região Centro-Oeste – Marcelo Vaz (Distrito Federal); vice-presidente da Região Norte 1 – Maria Dantas (Roraima); vice-presidente da Região Norte 2 – Luis André Guedes (Pará); vice-presidente da Região Nordeste 1 – Carlos Edilson Rodrigues de Souza (Piauí); vice-presidente da Região Nordeste 2 – Emília Correia Lima (Paraíba); e vice-presidente da Região Nordeste 3 – Simone Benevides (Pernambuco).
Na reunião desta terça-feira estiveram presentes representantes da Região Norte (Pará, Acre, Roraima e Tocantins); Região Nordeste (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí); Centro-Oeste (Distrito Federal, Mato Grosso do Sol, Goiás e campo Grande); Região Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu) e Região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, cidade de São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo).
Quanto ao calendário de atividades, oito eventos serão realizados durante o ano de 2023. O primeiro será a assembleia geral e eleição da diretoria da ABC, entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Na primeira semana de junho está programada uma reunião conjunta da ABC e FNSHDU com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira. O terceiro evento a ser realizado é o 1º Seminário Gestão Pública e Habitação, na cidade de Belo Horizonte, nos dias 19, 20 e 21 de julho.
A abertura das inscrições para o prêmio Selo de Mérito 2023 acontece em 1º
de agosto e nos 17 e 18, 24 e 25 do mesmo mês será realizado o Encontro Nacional de Reurb (Regularização Fundiária Urbana), em João Pessoa. Já o 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social está programado para o Rio de Janeiro, no mês de outubro, em datas a serem definidas. O sétimo evento a ser realizado é a edição da revista número 14 da ABC que deve ser lançada em novembro. Para fechar o calendário de atividades o 2º Seminário Gestão Pública e Habitação será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro em Foz do Iguaçu.