Facebook       Twitter

Programa de Habitação de Interesse Sustentável: vencedores apresentam os terrenos para os projetos premiados

0

A Companhia de Habitação Popular de Londrina, a Agencia Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Campo Grande/MS e a Companhia de Obras e Habitação de Pernambuco em parceria com o município de Olinda/PE receberam, nesta semana e na semana passada a visita da equipe técnica da GIZ, da Secretaria Nacional de Habitação e dos arquitetos ganhadores do Concurso Nacional de projetos realizados pelo IAB para apresentação dos terrenos e realização de reuniões técnicas, no âmbito do Programa Habitação de Interesse Sustentável.

Essas entidades são filiadas à ABC e foram ganhadoras do certame realizado por meio do Edital de Chamamento 01/2021 da Secretaria Nacional da Habitação/MDR, realizado no âmbito no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica nº 03/2020, firmado entre a Associação Brasileira de COHABs e Agentes Públicos de Habitação e a Secretaria Nacional da Habitação – SNH
Esse certame elegeu os melhores terrenos em três zonas bio-climáticas diferentes para receberem projeto executivo de conjunto arquitetônico de habitação de interesse social e estudo preliminar de projeto urbanístico, a serem desenvolvidos pelos referidos escritórios de arquitetura vencedores do concurso nacional

Cada terreno dessas associadas da ABC comporta até 150 unidades habitacionais que poderão ser construídas com recursos do FAR.

Sobre o programa

O programa foi originado do desenvolvimento do projeto EEDUS (Eficiência Energética e Desenvolvimento Urbano Sustentável), realizado pela cooperação técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR-SNH) em parceria com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O intuito é melhorar a eficiência energética (EE) em unidades habitacionais de interesse social no Brasil.
A ABC começou a participar como parceira nesse projeto em 2019, compondo a delegação brasileira em uma visita técnica à Alemanha para conhecer os empreendimentos habitacionais construídos com os conceitos de eficiência energética e com redução dos gastos de manutenção e da necessidade de investimentos públicos ao longo da vida útil dos imóveis.

A ABC até chegou a apresentar um projeto para financiamento de habitações com eficiência energética pelo PROCEL, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que não prosperou. No Fórum de Habitação de Interesse Social do ano passado, realizado online, o assunto foi tema de duas mesas de diálogo com a participação de técnicos do Projeto EEDUS, professores especialistas no tema e contaram com um público de centenas de gestores públicos de todo o Brasil, com importante interação com os palestrantes. Neste ano a ABC contribuiu com o Projeto EEDUS, apoiando e participando de diversos eventos que debateram as 8 regiões bio-climáticas do país.
E também participou das discussões estratégicas com a GIZ e a SNH, para dar concretude ao programa, que resultaram em numa parceria com o IAB, para a realização do concurso “Habitação de Interesse Sustentável”, e no Edital de Chamamento às filiadas da ABC para a escolha dos terrenos para o recebimento dos projetos arquitetônicos vencedores do concurso.

Conforme pontuou a presidente da ABC Maria do Carmo Avesani Lopez, “A principal inovação desse programa é a utilização de projetos de arquitetura escolhidos por meio de um concurso públicos do qual participaram mais de cem escritórios de todo o país, que são adaptáveis as condições bio climáticas da região em que serão implantados, proporcionando mais conforto térmico e economia, no âmbito de uma visão sustentável na habitação de interesse social.
“Além de explorar soluções de projeto inovadoras e processos construtivos industrializáveis e replicáveis, contribuirá para o aperfeiçoamento da qualidade, habitabilidade e sustentabilidade na produção de habitação de interesse social no Brasil. Trata-se de um novo olhar para a habitação de interesse social do Brasil” – concluiu Maria do Carmo.

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com