Facebook       Twitter

Municípios mineiros têm consultoria habitacional disponibilizada pela Cohab Minas

0

O novo programa de consultoria habitacional da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), foi oportunamente apreciado por Prefeitos e gestores de 13 municípios. Em seus 56 anos de história, a Cohab Minas busca disponibilizar sua expertise na construção de empreendimentos habitacionais para famílias de baixa renda, trazendo essa iniciativa.

Permitir que as cidades passem a conduzir o processo de viabilização e implementação dos conjuntos habitacionais, de forma autônoma, é o objetivo. Os municípios que possuem convênios já celebrados com a companhia para construção de conjuntos habitacionais por meio do Programa Casa Verde Amarela – Parcerias, que foi reformulado pelo governo federal e, agora, passa a ter novo formato, serão contemplados com a prestação de assessoria técnica, essa é a intenção neste primeiro momento.

Destaca o presidente da Cohab Minas, Weber Dias Oliveira: “A Cohab Minas está se recolocando no mercado como consultora dos municípios. Pretendemos dividir a expertise adquirida ao longo da história da empresa com os atores municipais, de modo que o processo para construção dos conjuntos habitacionais se torne mais rápido e eficiente nas cidades”.

Após a companhia identificar que o modelo atual, no qual a Cohab Minas se apresenta como promotora do Programa Parcerias da Caixa Econômica Federal, se mostrou pouco efetivo, foi idealizada a oferta de consultoria habitacional.

A reformulação realizada nas diretrizes do Programa Parcerias, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, impulsionaram a empresa a criar este novo modelo de trabalho. Dentre os serviços prestados pela companhia na consultoria, estão as vistorias do terreno do empreendimento; estudo de viabilidade social; acompanhamento de todo processo licitatório; assessoramento ao município no chamamento público (técnica e preço) para a seleção da construtora, dentre vários outros serviços.

Pontuou o prefeito de Ibituruna, Francisco Antônio Pereira: “Não tenho dúvidas de que, com a assessoria técnica da empresa, concretizaremos as entregas habitacionais tão necessárias à nossa cidade”, o mesmo possui um convênio celebrado com a companhia para a construção de 45 casas no município, por meio do Programa Parcerias e ressaltou a idealização da consultoria.

Os prefeitos firmaram um memorando de entendimentos com a Cohab Minas para viabilização de unidades habitacionais por meio desta ação de consultoria, em reunião nesta terça-feira (10/5). Os prefeitos de Bom Sucesso, Campo Belo, Ibituruna, Itambacuri, Jacutinga, Morada Nova de Minas, Nova Era, Soledade de Minas e São João Batista do Glória assinaram o documento. 

O superintendente de Integração, Segurança Alimentar, Nutricional e Habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Henrique Carvalho, que na ocasião representou a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; o superintendente de governo da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça; a gerente da plataforma de habitação da Caixa, Hilmara Gomes, e o diretor técnico da Cohab Minas, Walter Abreu participaram, além do presidente Weber Dias Oliveira.

Fonte: Agência Minas.

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com