Facebook       Twitter

MDR e Serpro vão desenvolver plataforma digital para gestão da demanda e oferta de habitações de interesse social

0

Brasília (DF) – Desenvolver uma plataforma digital que organize a oferta e a demanda de habitações de interesse social no Brasil. Com esse objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Habitação, assinou, nesta sexta-feira (25), um acordo de cooperação técnica com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O projeto, proposto inicialmente no âmbito da cooperação técnica ProMorar, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai possibilitar um incremento na capacidade de planejamento e articulação institucional na área de habitação social nos três níveis da federação.

“A intenção é diminuir a incompatibilidade entre a oferta imobiliária e as necessidades habitacionais. Esperamos que o projeto aumente o nível de interação entre os cidadãos, governos federal e locais, setor privado e instituições financeiras por meio de canais e ferramentas digitais”, afirma o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo Eduardo dos Santos. “Com isso, podemos alterar a situação atual de baixa oferta de serviços digitais aos cidadãos, fomentadores, financiadores e executores dos programas habitacionais”, completa.

A plataforma digital deve se basear em dois grandes eixos: de um lado, os imóveis enquadrados nos programas governamentais de aquisição, financiamento, locação e melhoria habitacional; do outro, as famílias elegíveis para tais iniciativas. A partir deles, serão oferecidos serviços que poderiam atender não só beneficiários finais, como também os entes públicos locais e os demais atores da iniciativa privada que atuam na política habitacional.

A iniciativa vai ao encontro do que preconiza o Programa Casa Verde e Amarela, uma vez que visa estruturar instrumento de promoção do direito à moradia com maior eficiência.

Oficina de Transformação Digital

Com o objetivo de iniciar a estruturação da proposta de desenvolvimento da plataforma digital, foi realizada, na última quinta-feira (24), a 1ª Oficina de Transformação Digital da Gestão da Demanda e da Oferta de Habitação de Interesse Social.

O secretário Alfredo dos Santos, diretores, coordenadores-gerais e coordenadores da Secretaria Nacional de Habitação, além de membros da equipe de desenvolvimento do Serpro, abordaram o estágio atual do projeto. Foram realizadas dinâmicas para discutir temas como a forma de identificação e hierarquização dos problemas e gargalos passíveis de transformação digital.

Conforme estabelecido na oficina, as próximas atividades serão realizadas já na próxima semana, com as análises preliminares de contexto, processos e serviços da política habitacional de interesse social. A previsão é de que o plano de desenvolvimento da plataforma digital esteja finalizado em cerca de 4 meses.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com