Facebook       Twitter

Governo Federal lança Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas Cidades+Verdes

0

Programa é voltado para gestão, ampliação, manutenção e recuperação de áreas verdes nas cidades

O programa aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, lançou, nesta segunda-feira (21), o Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas Cidades+Verdes, voltado à gestão, ampliação, manutenção e recuperação de áreas verdes nas cidades. Como primeira entrega do programa, foi criado o Cadastro Ambiental Urbano (CAU).

O aplicativo, 100% digital, inclui a ficha completa de cada área verde urbana cadastrada, a possibilidade de avaliação delas pelos usuários e a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para a gestão municipal buscar melhorias e soluções para eventuais problemas encontrados em áreas verdes das cidades.

No módulo gestor, esses alertas chegam em tempo real, permitindo aos gestores municipais agir de maneira mais ágil e efetiva para a manutenção das áreas verdes do município. Além disso, o módulo vem com ferramenta para delimitar os espaços verdes do município, categorizá-lo e ainda listar as estruturas e serviços de cada área, como ciclovias, quadras esportivas, banheiros, estacionamento, iluminação e mais.

O programa Cidades+Verdes é o terceiro eixo instituído pela Agenda Ambiental Urbana, que ainda contempla o programa Lixão Zero, o plano de Combate ao Lixo no Mar e as áreas de saneamento, qualidade do ar e áreas contaminadas. O programa traz uma visão geral da situação brasileira e aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas podem trazer para todos os brasileiros, da prevenção das enchentes à regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens urbanas.

Acesse aqui o Portal CAU.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Fonte: Governo Federal

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com