O governo federal, por meio dos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional (MDR) lança, nesta terça-feira (7/6), às 16h, o Programa Aproxima, que integra as ações do Casa Verde Amarela. A iniciativa vai oferecer a famílias de baixa renda a oportunidade de ter a casa própria por meio de imóveis públicos desocupados em áreas urbanas de grande movimentação.
Durante o evento, será divulgada portaria de chamamento aos municípios e ao Distrito Federal para a indicação de terrenos federais a serem utilizados no programa.
O Aproxima busca reduzir os custos do governo federal com a produção de moradias populares. Terrenos e prédios da União que não estejam sendo usados serão oferecidos por meio de licitação realizada pelas prefeituras, que também ficarão com a responsabilidade de selecionar e indicar as famílias beneficiárias.
Além da habitação social, o novo programa vai possibilitar, em um mesmo empreendimento, a realização de projetos que promovam a exploração comercial, tais como a construção de shoppings, estacionamentos e estabelecimentos de prestação de serviços, fomentando a área ocupada.
A cerimônia de lançamento será realizada no auditório do MDR e terá transmissão simultânea por meio do canal MP Streaming do Ministério da Economia no YouTube.
Estarão presentes ao evento, pelo MDR, o secretário-executivo, Helder Melillo, e o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos. O ME será representado pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord, pela secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques, pelo secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Alexandre Ywata, e pela secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos.
Durante o evento, a imprensa poderá enviar perguntas pelo chat da transmissão.
Lançamento do programa Aproxima: Terrenos da União para moradia social
Data: 7 de junho de 2022 (terça-feira), às 16h
Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Ministério do Desenvolvimento Regional
Transmissão ao vivo neste link -https://www.youtube.com/watch?v=VOYVnzzvGHA
Fonte: Ministério da Economia/MDR