Nesta segunda-feira (16) a presidente da ABC, Maria do Carmo Avesani Lopez, participou de uma reunião na empresa alemã KFC para tratar acerca dos financiamentos para eficiência energética, em Frankfurt. Foi realizada uma visita técnica à a projetos-modelo de edifícios e bairros, com abordagens das cidades inteligentes (Smart Cities) e inovações de zero impacto climático. Os projetos de habitação com 100 % de energia produzida com sistemas de eficiência energética (Smart Homes).
A Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNHMDR), em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) está executando o projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – Foco: Habitação Social (EEDUS). Parte fundamental dessa parceria é criar e liderar futuros projetos de cooperação entre o Brasil e a Alemanha aproveitando o potencial de inovação que a relação entre os dois países pode trazer. A GIZ convidou a presidente da ABC, Maria do Carmo Avesani Lopez, para participar do Congresso Nacional de Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik – NSP). O intuito é trazer maior conhecimento sobre o tema e ampliar as possibilidades da cooperação técnica entre Alemanha e Brasil.
CONGRESSO NACIONAL DE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO
O Congresso Nacional de Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik – NSP) anual é promovido pelo Ministério Federal do Interior para Construção e a Pátria e está sendo realizado de 18 a 20 de setembro de 2019, em Stuttgart. A participação de parceiros importantes neste congresso na Alemanha trará discussões e aprimoramento de políticas públicas de desenvolvimento urbano e regional para o Brasil. Além do desenvolvimento e a implementação mais eficiente desses projetos, é necessária uma base de conhecimentos consolidada e o intercâmbio produtivo entre a SNH e outros atores envolvidos em programas de produção habitacional e em políticas de desenvolvimento urbano sustentável.
A delegação da missão é composta por técnicos e gestores de ambas as instituições do projeto EEDUS – SNH/MDR e GIZ, além de convidados externos. A partir das visitas de campo e dos debates com gestores e técnicos locais pretende-se cooperar sobre soluções similares adaptadas à realidade brasileira, incluindo o alinhamento das estratégias políticas e programas habitacionais da SNH com outros atores importantes do setor. Também se espera identificar, com a troca de experiências, novos potenciais para projetos de cooperação técnica.
TEMAS DA VISITA TÉCNICA
- Programas federais da Alemanha para o desenvolvimento urbano sustentável e suas modalidades de financiamento;
- Soluções técnicas e modelos de negócios para a construção sustentável e a eficiência energética de edifícios inovadores (Smart Homes);
- Abordagens de cidades inteligentes nos bairros integrados e inclusivos (Smart Cities);
- Modalidades inovadoras de produção e provisão da habitação social;
- Agenda global de desenvolvimento urbano sustentável, incluindo a habitabilidade das cidades.