Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) retoma atividades

Foto: Divulgação/ MDR

Discussões tiveram foco na sustentabilidade para a habitação social

O Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), realizou sua 76º reunião no último dia 18 de junho. Depois de quase dois anos sem atividades, o grupo voltou a se reunir com o objetivo de discutir novas ações para garantir a produtividade e qualidade habitacional.

O Comitê do programa é liderado pela Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e conta com a participação de instituições públicas, privadas e acadêmicas envolvidas no setor da construção. “O PBQP-H é fundamental para as futuras iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional. A retomada das atividades do Conselho fortalece o programa e demonstra o engajamento do setor público e privado na busca por soluções para a construção civil no País”, ressaltou o secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, durante a abertura da reunião.

A reunião teve como pauta a aprovação do regimento interno, a instituição dos grupos de trabalho e a aprovação de medidas emergenciais diante da pandemia da Covid-19. A equipe do Programa apresentou a estrutura e o balanço das ações nos últimos dois anos, além de temáticas ligadas à sustentabilidade, eficiência energética e conforto ambiental.

O PBQP-H é um modelo de gestão compartilhada e de cooperação entre os setores público e privado. O Programa regulamenta as qualidades construtivas das habitações sociais por meio de avaliações de conformidade das empresas, dos fabricantes e dos sistemas construtivos. Já são mais de 2 mil construtoras certificadas, 4,5 mil marcas de materiais de construção monitoradoras e mais 500 mil unidades habitacionais construídas com produtos inovadores.

Foco na sustentabilidade

O encontro contou com a participação do projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Sustentável – Foco em Habitação Social (EEDUS). Pactuado no âmbito da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio de parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Agência Alemã de Cooperação. O projeto tem como objetivo melhorar a eficiência energética das unidades habitacionais de interesse social do Brasil. Entre as iniciativas destacaram-se a nova estratégia de comunicação do PBQP-H e a calculadora de energia e emissões de carbono para o setor da construção.

Fonte: Ministério do Desenvolviemtno Regional