Objetivo do Ministério das Cidades é resolver pendências de mais de 5.500 moradias no Estado
Porto Alegre (RS) – Destravar processos, solucionar pendência técnicas e acelerar obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida já em andamento: este é o objetivo do #BotaPraAndar, ação do Ministério das Cidades que teve início nesta quarta-feira (9), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e segue até amanhã (10). No Estado, o ministério pretende analisar os processos de mais de 5.500 moradias do programa do Governo Federal.
Serão realizadas reuniões com representantes de prefeituras, agentes financeiros, da Caixa Econômica Federal, entidades organizadoras e construtoras. “Estamos aqui para saber qual é o problema, o que precisa destravar, qual o encaminhamento e atribuições de cada um dos envolvidos. O objetivo é dar celeridade na contratação e conclusão dessas obras para entregar as moradias às famílias”, destacou o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Helder Melillo.
Na lista de obras a serem destravadas estão 1.820 moradias dos residenciais Morada da Colina, em Sapucaia do Sul, Cooperpoli, em Campo Bom, o Loteamento Junção, em Rio Grande, e o Loteamento CooperHabitar, em Nova Santa Rita. Será feito, ainda, o acompanhamento ativo nas obras de outras 1.290 moradias e a contratação de mais 2.467 residências.
A iniciativa do Ministério das Cidades foi recebida com entusiasmo pelo secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen. “Chega em ótima hora no Rio Grande do Sul, pois agora vem para acelerar os projetos do Minha Casa, Minha Vida. Medida importante que retoma o programa para as famílias que mais precisam”, disse.
O superintendente de rede da Caixa em Porto Alegre, Renato Scalabrin, destacou a importância da ação no Estado. “O programa aqui é um momento muito importante para nós gaúchos, pois a habitação foi o principal ponto de destruição após as chuvas. Estar no mesmo ambiente com os protagonistas nos permite olhar todas as situações para solucionar e encaminhar soluções”, disse.
#BotaPraAndar
Esta é a terceira edição do #BotaPraAndar. Na primeira, realizada em Belém (PA), foi possível solucionar os casos de mais de 10 mil unidades habitacionais no estado que, à época, era o que contabilizava mais pendências no Minha Casa, Minha Vida. Depois foi a vez do Rio de Janeiro, onde foram solucionadas questões de mais de 7 mil unidades habitacionais, em doze municípios.
Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades