https://www.abc.habitacao.org.br

Acompanhe o que foi discutido nos painéis do 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social dia 05 de dezembro

Confira vídeo com a programação completa e acesse as fotos de todos os trabalhos do dia.

Painel “Fontes de Recursos e Condições de Acesso para Obras de Saneamento, Infraestrutura e Habitação para Estados e Municípios”

Neste painel, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social abordou o PAC (Programa De Aceleração do Crescimento), o Programa Pró-Moradia, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), os caminhos a serem percorridos para os empréstimos junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e, também, as condições de acesso aos recursos do BRDE (Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul).

Um dos convidados para falar sobre esse assunto foi o secretário executivo adjunto do Ministério das Cidades, Antonio Vladimir Moura Lima. Acesse a apresentação.

A discussão também contou com a participação da diretora do Departamento de Habitação Rural do Ministério das Cidades e, também, uma das responsáveis pela reestruturação do programa Pró-Moradia, Mirna Quinderé Belmino Chaves, que marcou sua presença de forma online, diretamente de Brasília. Acesse a apresentação.

Outra convidada foi a gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Thais Paola Grandi, que também abordou o tema Parcerias Público Privadas e Financiamentos para os Municípios. Acesse a apresentação.

Jorge Lange, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), falou sobre o case de sucesso do Estado do Paraná, na obtenção e recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Acesse a apresentação.

Painel “Revitalização de Centros Urbanos: Ações Integradas e Soluções Habitacionais de Interesse Social”

Neste painel, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social abordou os casos de sucesso de Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

Os convidados fizeram uma análise aprofundada de abordagens inovadoras e eficazes na revitalização urbana que estão sendo adotadas nestas três metrópoles, combinando desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Maria Claudia Pereira de Souza, diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), compartilhou as estratégias adotadas em São Paulo. Acesse a apresentação.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, também narrou sua experiência na capital gaúcha, citando os desafios das enchentes ocorridas este ano. Acesse a apresentação.

Ulysses Arêas, diretor da Receita Municipal, contou as ações que estão sendo implementadas em Salvador para remodelar o tecido urbano nas áreas centrais. Acesse a apresentação.

Painel “Apresentação do Programa Periferia Viva, Previsão de Investimentos para 2025 e Parcerias com Estados e Municípios e Apresentação de Plataforma para Gerenciamento de Programas de Melhorias Habitacionais”

Neste painel, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social dedicou atenção a assuntos de grande interesse.

O coordenador geral de Urbanização da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Henrique Soares Rabelo Adriano, falou sobre o Programa Periferia Viva, uma das iniciativas mais inovadoras do Ministério das Cidades para enfrentar os desafios das áreas periféricas brasileiras. Ele abordou a previsão de investimentos para 2025 e parcerias com estados e municípios. Acesse a apresentação

Fernando Assad, CEO da Vivenda, apresentou uma plataforma para gerenciamento de programas de melhorias habitacionais. Acesse a apresentação

Emilia Correa Lima, presidente da Companhia de Habitação Popular o Estado da Paraíba, coordenou os trabalhos.

Painel “A Importância do FGTS para o Financiamento Habitacional de Infraestrutura – Sustentabilidade do Fundo, ameaças e as contribuições de Estados e Municípios para propiciar que o FGTS garanta mais moradias com menos recursos”

Neste painel, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social discutiu um tema que é um pilar essencial para o desenvolvimento habitacional e urbano do Brasil: a sustentabilidade do FGTS.

Os convidados falaram sobre o desafio de equilibrar a função social com a saúde financeira do fundo, garantindo sua continuidade como motor de investimentos em moradia e infraestrutura.

Participaram do painel o gerente executivo lotado na Gerência Nacional de Ativos do FGTS, da Caixa Agente Operador do FGTS, Uillians Emilio Rodrigues;o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano, também presidente da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Jorge Lange; e o consultor da ABC e especialista em FGTS, Alfeu Garbin. Acesse a apresentação.

O painel foi enriquecido com a apresentação feita pela gerente de solução da empresa Digix, Evelyn Chiavagatti, sobre o software Habix, que pode otimizar o processo de cadastro e seleção de beneficiários, garantindo transparência e eficiência na gestão de programas habitacionais. Acesse a apresentação.

Painel Revitalização dos Centros Urbanos