Confira vídeo com a programação completa e acesse as fotos de todos os trabalhos do dia.
Painel “Melhorias Habitacionais e Reurb”
O governo federal vem buscando alternativas para o enfrentamento do déficit habitacional qualitativo alocando recursos para melhorias habitacionais e regularização fundiária.
Uma das iniciativas conta com a participação das Cohabs e de agentes financeiros privados, utilizando recursos subsidiados do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), e deve beneficiar mais de 100 mil famílias.
Por sua vez, a Secretaria Nacional de Habitação está buscando estruturar operações para facilitar o acesso ao crédito às famílias que pretendem reformar ou ampliar as suas moradias.
O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social procurou aprofundar esta questão neste painel.
O tema foi abordado por duas convidadas. A coordenadora geral da Secretaria de Periferias do Ministério das Cidades, Rhaiana Bandeira Santana, apresentou um balanço do programa, sua continuidade e fontes de recursos subsidiadas.Acesse a apresentação.
A diretora do Departamento de Produção Social da Moradia da Secretaria Nacional de Habitação, Alessandra D’Avila Vieira, participou deste painel de forma online, diretamente de Brasília, falando sobre linhas de crédito para melhorias habitacionais, seus requisitos e recursos. Acesse a apresentação.
As discussões foram enriquecidas pelo presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras do Estado de Pernambuco, Paulo Lira.
Painel “A Importância das Parcerias com as Companhias de Saneamento e Energia para Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária”
Água potável, saneamento básico e energia elétrica são elementos essenciais para a dignidade humana e o desenvolvimento social. Neste painel, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social explorou um modelo de sucesso no Paraná, baseado na colaboração entre diferentes setores, que pode ser replicado em outras regiões do Brasil para impulsionar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em todo o país.
Vieram compartilhar suas experiências líderes de duas importantes empresas paranaenses: Jorge Lange, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e Wilson Bley Lipski, presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).
Painel “Apresentação de Sistemas Construtivos Industrializados e de Sistema de Cadastro que Apoia a Contratação”
A construção civil enfrenta o desafio de entregar mais moradias, em menos tempo, com custos reduzidos e maior qualidade. Neste painel, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social apresentou soluções inovadoras que estão transformando o setor.
As empresas Ecoparque, Sulfibra e Tecverde apresentaram as possibilidades tecnológicas que podem transformar a realidade da habitação no Brasil. Além de reduzir significativamente o tempo de execução das obras, os sistemas construtivos também garantem sustentabilidade.
Francisco Simeão, sócio-proprietário da Ecoparque, falou sobre sua experiência naempresa que é a primeira fábrica de prédios do país e constrói edifícios de 15 pavimentos, com oito apartamentos por andar. Acesse a apresentação e vídeo.
Sérgio Gomes, CEO da Sulfibra, mostrou os painéis pré-fabricados pela empresa que permitem a montagem de uma casa em poucas horas e que já foram aplicados em uma ampla variedade de obras. Acesse a apresentação.
Felipe dos Santos Bass, diretor de Operações da Tecverde, tambémexplicou as características e aplicações dos painéis que a empresa produz e como eles são montados na obra. Acesse a apresentação.
Painel Sistemas Construtivos de Habitação