Facebook       Twitter

ABC elege nova diretoria e define prioridades de atuação

0

This slideshow requires JavaScript.

A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) realizou na sexta-feira (14) a Assembleia Geral e o Encontro Técnico, em São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, que elegeu a nova diretoria para o biênio 2019/2021 e debateu as possibilidades de atuação das Companhias e Secretarias de Habitação de estados e municípios para contribuir com a produção habitacional do país. Também foi realizada uma avaliação do atual cenário do setor. Os agentes públicos manifestaram preocupação com os possíveis saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para este ano. Foram apresentados projetos como exemplo de alternativas para estes entraves, como a criação de Fundos, parcerias público-privadas, lote urbanizado e o planejamento estratégico dos recursos do FGTS.

Durante o evento foi definido como prioridade a participação da ABC e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação na definição das novas diretrizes de política habitacional que estão sendo estudadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O Secretário Nacional de Habitação, Celso Matsuda, participou do Encontro Técnico e apresentou as novas diretrizes que o MDR pretende implantar para modernizar o programa Minha Casa, Minha Vida.

A presidente da ABC, Maria do Carmo Avesani Lopez, foi reconduzida ao cargo. Nestes últimos 4 anos a associação passou por diversas mudanças desde a última eleição e conseguiu, com o apoio da diretoria, resgatar e aumentar a credibilidade da entidade, além de expandir suas ações.

A ABC se propõe a ser um órgão nacional que contribui para que os agentes públicos de habitação aperfeiçoem seus trabalhos e produzam habitação de melhor qualidade. Incentiva também o uso de novas tecnologias visando à sustentabilidade das Moradias e principalmente dos empreendimentos. A associação está realizando cursos de Capacitação em Regularização Fundiária pelo país, e terá um novo curso para capacitar os associados com a proposição de emendas parlamentares. O calendário do novo curso será divulgado em breve.

Durante a Assembleia Geral os agentes públicos destacaram a necessidade e importância do protagonismo das Cohabs e Secretarias no enfrentamento dos problemas habitacionais. Foram apresentados projetos para viabilizar o protagonismo das Companhias e Secretarias de Habitação de iniciativa dos consultores da ABC, da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Nesta terça-feira (18) os projetos serão encaminhados ao Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS). O intuito é discutir novas propostas de planejamento estratégico para o uso dos recursos do FGTS na habitação de interesse social.

Nova Diretoria da ABC para o biênio 2019/2021

Presidente MARIA DO CARMO AVESANI LOPEZ – AGEHAB/MS
Vice-Presidente Administrativo e Financeiro DINO ATHOS SCHRUTT – PROLAR/PR
Vice-Presidente de Programas Habitacionais e Arranjos Institucionais EMÍLIA CORREIA LIMA – CEHAP/PB
Vice-Presidente de Desenvolvimento Social EURÍPEDES JOSÉ DO CAMARGO – AGEHAB/GO
Vice-Presidente de Desenvolvimento Tecnológico MAURÍCIO QUEIROZ PRADO – COHAB-SANTISTA
Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional e Parcerias EDUARDO VELUCCI – CDHU/SP
Vice-Presidente para Assuntos do Sistema Financeiro da Habitação LUIZ CÂNDIDO DE OLIVEIRA – COHAB-LONDRINA
Vice-Presidente para Assuntos de Regularização Fundiária JORGE LUIZ LANGE – COHAPAR/PR
Diretor da Região Sudeste ALEXSANDRO PEIXE CAMPOS – COHAB/SP
Diretor Adjunto da Região Sudeste VINÍCIUS ISSA LIMA RIVERETES – COHAP-CAMPINAS
Diretor da Região Norte JOSÉ ANTONIO SCAFF FILHO – COHAB/PA
Diretor Adjunto da Região Norte KEILLA CRISTINA C. DA SILVA- SUHAB /AM
Diretor da Região Nordeste BRUNO LISBOA – CEHAP/PE
Diretor Adjunto da Região Nordeste GILVANA NOBRE RODRIGUES GAYOSO FREITAS – ADH-PI
Diretor da Região Centro Oeste ENÉAS JOSE DE CARVALHO NETTO- EMHA/Campo Grande
Diretor Adjunto da Região Centro Oeste LEONARDO PIERRE FIRME – CODHAB-DF
Diretor da Região Sul ELAINE RIBEIRO DE SOUZA ANDERLE – FOZHABITA/Foz do Iguaçu
Diretor Adjunto da Região Sul Deloir José Scremin Júnior – PROLAR/ PR

 

Conselho Fiscal da ABC para o biênio 2019/2021

Presidente PABLO THIAGO LINS O. CRUZ – CEHAB/RN
1º Conselheiro MAURO KUGLER – COHAB/Curitiba
2º Conselheiro ANASTASE PAPTITIS VAPOORTIZIS – CODESAIMA/RR
Conselheiro Suplente EDISON BASTOS GASPARINI – COHAB/BAURU

Fórum Nacional de Habitação de Interesse social

Com o intuito de contribuir para a política habitacional no Brasil, o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2019 (FNHIS) será realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Hotel Viale Cataratas em Foz do Iguaçu/PR. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Em sua 66ª edição, o evento reunirá instituições públicas e a iniciativa privada que atuam no setor de habitação de interesse social. Nos últimos anos o Fórum tem sido o principal evento do segmento público de habitação do Brasil. Inscreva-se aqui.

Durante o Fórum Nacional de Habitação é realizada a outorga do prêmio Selo de Mérito. As inscrições dos projetos podem ser realizadas aqui. A premiação visa estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com