Ministério das Cidades entrega casas no Paraná e anuncia novas contratações

Ministro Jader Filho esteve na cidade de Santa Mariana, no norte do Paraná, fazendo a entrega dos imóveis Foto: AESCOM/MCid

Jader Filho lembrou que quando assumiu, em janeiro deste ano, existiam 186 mil unidades residenciais não concluídas, sendo que 83 mil delas estavam com as obras paralisadas.

O ministro das Cidades, Jader Filho, entregou 183 casas do programa Minha Casa, Minha Vida para famílias que residem no município de Santa Mariana, no norte do Paraná. A solenidade foi realizada na segunda-feira, dia 8, e os imóveis estão localizados no Residencial Professora Silvana Souza Uzai de Souza, que beneficia as famílias de baixa renda. As obras estavam sendo realizadas desde abril de 2018.

“Estas famílias esperavam suas casas há muito tempo. O Minha Casa, Minha Vida voltou e estamos entregando. Nós retomamos obras e nos próximos dias vamos anunciar novas contratações”, disse o ministro Jader Filho, durante o evento.

Ele ainda anunciou que serão publicadas as portarias do Minha Casa, Minha Vida que irão permitir a contratação das obras pelo Governo Federal para a construção de casas.

Acompanhado pelo prefeito de Santa Mariana, Marcelo Bolinha; do presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Jorge Lage; do secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), Jader Filho fez a entrega simbólica das chaves de uma das residências para o casal Fábio e Aline, e seus dois filhos.

“As pessoas não moram no Brasil, as pessoas não moram nos Estados, como no Paraná. As pessoas moram nos municípios e foi por isso que o presidente Lula recriou o Ministério das Cidades”, afirmou Jader Filho.

Na sua fala, o ministro fez um agradecimento especial ao Congresso por ter aprovado a PEC da Transição, afirmando que, se isso não tivesse acontecido, as políticas públicas não seriam retomadas, como o Minha Casa, Minha Vida. Ele destacou também que na nova fase do programa as residências serão construídas próximas de postos de saúde, escolas, mercados, creches e com transporte coletivo.

 

“O Minha Casa, Minha Vida daqui para a frente será assim. Este programa não pode ser um problema para suas famílias, mas uma solução”, destacou Jader Filho.

 

PARADAS. O ministro lembrou que quando assumiu, em janeiro deste ano, existiam 186 mil unidades residenciais não concluídas, sendo que 83 mil delas estavam com as obras paralisadas. Ele acrescentou que além de dar residência aos que mais precisam o programa cria empregos.

O total de entregas do Minha Casa, Minha Vida só neste ano, no Paraná, foi de 238 unidades habitacionais. Essas obras estavam paradas e foram retomadas. Até o final de 2023 haverá a entrega de outras 517 unidades habitacionais.

Desde 2009, quando o Minha Casa, Minha Vida foi criado, foram contratadas 75.759 unidades habitacionais para a Faixa 1 (com renda de dois salários mínimos), com recursos do Orçamento da União, e mais 527.714 unidades habitacionais com recursos do FGTS para quem tem maior renda (Faixas 2 e 3).

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

 

https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/ministerio-das-cidades-entrega-casas-e-anuncia-novas-contratacoes