Produções e unidades habitacionais é tema de oficina da Caixa no ENIC

Um dos pontos relevantes apresentados pela Caixa, foi como a instituição pode ajudar as empresas a ganharem mercado

A Caixa Econômica Federal promoveu, nesta quarta-feira (12), durante o 96° Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), oficina voltada para as produções e unidades habitacionais dentro da temática do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPBE) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O debate aconteceu no Expo São Paulo, durante a FEICON, e foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Durante a oficina, a Caixa apresentou as funcionalidades do SBPE e como ele pode ser utilizado para agilizar os pagamentos entre construtoras e fornecedores, por exemplo. Foram abordadas, ainda, as regras para utilização do FGTS na aquisição da casa própria.

Presente no debate, a gerente executiva da Caixa, Simone Monice, destacou as principais linhas de crédito do banco e falou sobre como a instituição pode ajudar as empresas a ganharem o mercado. “A Caixa pode também colaborar junto com a equipe de habitação e de engenharia a construir o processo e ajudar para que seja cada vez mais sólido, crescermos e fazermos grandes negócios”, pontuou.

Um dos diferenciais da instituição é o Selo Casa Azul Mais Caixa, que é uma certificação que abrange tudo aquilo que engloba o ESG (Social, Ambiental e Governança). “O objetivo é realmente induzir o mercado a ter este olhar sobre a sustentabilidade, o social, o ambiental de uma forma que a gente crie habitações de maior qualidade e que dê maior retorno”, explicou Simone, ao completar que o Selo traz um diferencial de mercado para os empreendimentos que têm a chancela da Caixa de sustentabilidade.

O Selo Casa Azul é considerado um instrumento de auxílio para aqueles que desejam trilhar o caminho da sustentabilidade. “Precisamos nos engajar cada vez mais, pois em breve o mercado não vai mais aceitar quem não tem. Aí vai ser o contrário: ao invés de ser um diferencial, quem não tiver isso vai ficar de fora do mercado”, ponderou Simone.

Produção Habitacional

“A habitação não é importante somente para a família que adquire, mas para o empresário que constrói, para o comércio que se beneficia com a compra de materiais e para as pessoas que são empregadas para construir essa unidade”, destacou a consultora técnica da CBIC, Henriqueta Arantes, que também esteve presente na oficina. Ela completou destacando que a moradia é a unidade inicial da organização das cidades.

A consulta técnica da CBIC explicou que a produção habitacional é fundamental para o futuro e a sustentabilidade das cidades. “Ao estarmos aqui defendendo a produção habitacional consciente, com tecnologia, com compartilhamento de todo o setor, estamos defendendo um mundo melhor, um país melhor, que também dará mais dignidade e educação de qualidade para os nossos filhos”, afirmou.

O FGTS é considerado um importante fator na produção da habitação, já que enquanto ele não é utilizado pelo trabalhador, fica sob a gestão do Conselho Curador do Fundo. “Este recurso tem a nobre missão de financiar a produção habitacional, o saneamento que é outro lado importante da questão da ambiência das cidades, e a mobilidade urbana. A nossa defesa intransigente sobre a manutenção do FGTS é neste sentido de dar condição de atingir o objetivo desta ferramenta”, pontuou Simone.

Durante a oficina, diversos representantes da Caixa explicaram as linhas de crédito voltadas para o setor, foram apresentadas informações sobre a gestão financeira dos projetos e a importância do desenvolvimento do mercado imobiliário no país.

Para Henriqueta, a oficina foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e debater temas importantes para o setor. Ela destacou a importância de a instituição estimular o desenvolvimento da construção no Brasil e acredita que as informações apresentadas serão úteis para as empresas no planejamento e execução de seus projetos.

O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.

Esta oficina tem interface com o projeto “Melhorias para o Mercado Imobiliário”, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Fonte: Agência CBIC

https://cbic.org.br/producoes-e-unidades-habitacionais-e-tema-de-oficina-da-caixa-no-enic/