96º Enic será realizado entre os dias 11 e 14 de abril em São Paulo

Ministro das Cidades, Jader Filho, será uma das presenças confirmadas no encontro e participa do painel “Parceria Estados e Governo Federal em busca da redução do déficit habitacional”

O 96º Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção) será realizado entre os dias 11 e 14 de abril, no São Paulo Expo. O evento é uma iniciativa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e envolve os principais playerrs da cadeia construtiva. A expectativa é reunir 3,6 mil profissioanis do setor.
O conteúdo discutido durante o encontro serve como pauta para os próximos passos do setor em uma experiência que inclui a realização de negócios, troca de experiências, oficinas, palestras e muito networking.
Nesta edição, o Enic une forças com a Feicon, que é uma feira de referência para os profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e da América Latina.
O ministro das Cidades, Jader Filho, será uma das presenças confirmadas no encontro. Ele participa do painel “Parceria Estados e Governo Federal em busca da redução do déficit habitacional”, que será realizado no dia 12, às 14 horas.
O objetivo deste painel é destacar as políticas públicas do governo para a área habitacional e debater possíveis parcerias e soluções visando a redução do déficit habitacional no País. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) também estará presente no encontro, contribuindo assim para agregar o olhar do Estado na temátrica sobre a questão.
O programa Minha Casa Minha Vida, que foi retomado no atual governo, também será foco de discussões com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira. O debate acontece no dia 12, às 15 horas.
Representantes da Câmara Federal também estarão presentes como o deputado federal Fernando Marangoni (União-SP), que estará no painel “Combate à indústria dos vícios construtivos”, no dia 13, às 16 horas.
Ainda no dia 13, logo depois, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadadia-SP) estará no debate “Obras Públicas: pregão e reajuste”, que vai abordar assuntos relacionados à contratação de obras públicas, como o pregão eletrônico e reajuste de preços de contratos. O objetivo é discutir alternativas de aprimorar esses mecanismos para torná-los mais eficientes e transparentes.
Já o deputado federal Júlio Lopes (Progressistas-RJ) também participa do Enic, no dia 13, às 14 horas, do tema “BIM em todas as suas dimensões da concepção pós-obra”. O BIM é uma metodologia que permite a criação de um modelo virtual que representa todos os aspectos do projeto, incluindo estruturas, instalações, equipamentos e materiais. No último dia do evento haverá a participação de Mario William Esper, presidente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estará no painel “A evolução da normalização técnica na indústria da construção”, que será as 10 horas, no dia 14.
O tema é de fundamental importância para o setor, pois estabelece as diretrizes e padrões necessários para garantir a segurança, qualidade e eficiência dos projetos e obras.
O 96º Enic é realizado pela CBIC e conta com a parceria da Feicon, apoio do Sesi e do Senai, mais o patrocínio do Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Alcate, Brain e Ingevity.