Prefeito Orlando Morando entrega 93 escrituras a famílias do Jardim Castelo Branco

Famílias do Jardim Castelo Branco receberam a escritura dos seus imóveis

Mais de 30 mil famílias já foram beneficiadas com o programa “A Casa é Minha”, que promove a regularização fundiária em loteamentos de São Bernardo

O programa “A Casa é Minha”, realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, teve mais uma etapa concluída.

O prefeito Orlando Morando realizou a entrega de 93 escrituras a famílias do loteamento Jardim Castelo Branco, também conhecido como Ipê 2, na região do Bairro dos Casa. Considerado o maior programa de regularização fundiária da história da cidade, o serviço já beneficiou mais de 30 mil famílias.

O chefe do Executivo fez questão de frisar que todos os documentos foram pagos pela prefeitura, sem qualquer custo aos moradores. O investimento para a regularização do Jardim Castelo Branco foi de R$ 217,5 mil, aproximadamente R$ 1,5 mil por escritura. “Esse é o único documento oficial que assegura que essas famílias têm propriedade sobre seus lotes e, com isso, podem vender ou deixar de herança. É dar dignidade a esses moradores”, observa Morando.

O Loteamento Jardim Castelo Branco possui 145 lotes e atende 207 famílias e a comercialização dos terrenos foi feita pela Associação de Atividades Comunitárias – Núcleo Castelo Branco. No caso das 52 escrituras restantes, a titulação dos lotes não ocorreu por falta de documentação e, com isso, as famílias foram orientadas de como deveriam agir para o registro posterior.

“Depois de 32 anos na espera temos finalmente a realização de um sonho”, celebrou a moradora Maria Oliveira. Já o morador Rodrigo Souza observou que a conquista também é consequência da união das pessoas, que formaram uma comissão em 2014 para buscar a regularização fundiária. “Tivemos muitas informações desencontradas no passado. Agradeço o prefeito Orlando Morando por ter realizado esse nosso sonho”, diz.

Para o secretário de Habitação João Abukater é uma satisfação ver o avanço do programa “A Casa é Minha”. “É uma honra prestar esse bom serviço público e isso, certamente, não seria possível sem a equipe da Secretaria de Habitação, que se empenha diariamente para realizar o melhor trabalho possível, e sem as condições ofertadas pelo prefeito Orlando Morando”, ressalta.

Mais de 50 bairros de São Bernardo já foram beneficiados pelo programa, como é o caso do Jardim Alvorada, Jardim Santa Maria, Jardim Pinheiros, Jardim das Orquídeas, Jardim Nova América, Recanto da Amizade e Recanto dos Pássaros.

 

Fonte: Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo