200 matrículas são entregues pela Demhab na zona nordeste de Porto Alegre

Foto: Rodger Timm / PMPA

A Soma dos lotes regularizados neste ano chega a 1.004, alcançando a marca de 2.023 matrículas entregues desde o início da gestão

A última entrega de títulos de propriedade do ano foi realizada pela prefeitura na noite de quinta-feira, 29. Marcando a terceira fase do Programa de Regularização Fundiária do Loteamento Timbaúva III, no bairro Mário Quintana, duzentas matrículas foram repassadas aos moradores da comunidade. A soma dos lotes regularizados neste ano chega a 1.004, alcançando a marca de 2.023 matrículas entregues desde o início da gestão, com o evento desta quinta. 

“Estamos fechando o ano com chave de ouro, trazendo mais segurança para os lares das famílias do Timbaúva. A porta de entrada para uma vida mais digna é a regularização. E é só o começo”, ressaltou André Machado, secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação, uma das orientações do prefeito Melo é regularizar o maior número possível de lotes da cidade. Por ser o menor IDH da cidade, Machado adiantou que o bairro Mário Quintana foi escolhido para dar início ao programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, em parceria com o Governo do Estado e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU).

Mais de 480 famílias estão reunidas nesta terceira entrega no Loteamento Timbaúva III. 22 títulos de propriedade foram repassados aos moradores no primeiro ato que ocorreu em outubro de 2021. Mais 79 moradores foram contemplados com suas matrículas em abril deste ano. O número sobe para 302 famílias que já estão com suas moradias regularizadas, com a ação de quinta.

“Essa entrega só aconteceu graças à comunidade, que lutou até o fim para regularizar as suas casas”, comentou o presidente da Associação de Moradores do Timbaúva, pastor Gilberto Moreira que agradeceu a persistência dos moradores e o trabalho das equipes do Demhab. 

Tem atuação conjunta da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, da Procuradoria-Geral do Município e do Departamento Municipal da Habitação (Demhab) o Programa de Regularização Fundiária da prefeitura.

O ato, teve a participação do diretor-adjunto do Demhab, Luky Vieira, do secretário-adjunto de Segurança, Gelson Luiz Guarda, representantes da subprefeitura do bairro, lideranças comunitárias e servidores do Demhab, da Smharf e da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária (Parf) e aconteceu no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). 

Entrega de matrículas de 2022
Loteamento Carris Manchester – 52 matrículas
Loteamento Manoel Fraga da Silva – 14 matrículas
Loteamento Vila Vale do Salso 1 – 8 matrículas
Loteamento Timbaúva III – 79  matrículas
Loteamento Jardim Protásio Alves – 133 matrículas
Estrada Costa Gama – 26 matrículas
Condomínio Dr. Barcelos – 19 matrículas
Vila Pereira Franco – 23 matrículas
Loteamento Albion 32 – 10 matrículas
Loteamento Quinta do Portal – 142 matrículas
Loteamento Chácara das Peras– 102 matrículas
Loteamento São Pedro – 47 matrículas
Chapéu do Sol – 10 matrículas
Loteamento Quinta do Portal – 86 matrículas
Loteamento Vila Hípica do Cristal – 48 matrículas
Loteamento Timbaúva III – 200 matrículas
Modalidade Usucapião – 5 matrículas

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre