A partir de 2023 Minha Casa Minha Vida terá novas contratações

Foto: FDR

Veja como solicitar

Luís Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, já tem sua equipe fazendo planos para os 100 primeiros dias de governo, mesmo ainda não tendo assumido a presidência do país. O grupo de Cidades da equipe de transição quer retomar o atendimento das famílias de baixa renda no programa que será o novo Minha Casa Minha Vida, essa é uma das metas a serem batidas. Criado em 2009, esse é um sistema tradicional no país.

Na época do segundo mandato de Lula, foi criado o Minha Casa Minha Vida, em 2009, mas foi substituído, no governo de Jair Bolsonaro (PL), pelo Casa Verde e Amarela. Desvincular o programa que oferece moradia popular para famílias de baixa renda, do seu oponente político, era a ideia do atual presidente. Porém esse novo sistema se diferenciou bastante do antigo.

O Ministério do Desenvolvimento Regional trouxe para o Casa Verde e Amarela mais opções de financiamento, mas pouco beneficiou quem tinha baixa renda, isso devido a falta de disposição de orçamento. Por exemplo, a “faixa 1”, deixou de existir, ela que subsidiava 90% do imóvel.

Dentro dos 100 primeiros dias do terceiro mandato de Lula, abrir uma seleção para novos projetos dentro do Minha Casa Minha Vida é a intenção deste próximo governo, possibilitando reativar assim o programa que funcionou durante anos.

Existem 84 mil unidades habitacionais que se enquadram na faixa 1 e que estão paralisadas, de acordo com dados compartilhados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional ao Estadão. Foi informado também que foram retomadas 147 mil unidades habitacionais, quando o governo Bolsonaro assumiu o comando do país, desde 2019.

Vai depender do espaço no Orçamento as novas contratações de projetos para o Minha Casa Minha Vida, afirma o grupo de transição responsável por Cidades. Com expectativa de que R$ 9,5 bilhões sejam direcionados ao programa de habitação popular, usando a PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Deverão aguardar o relançamento do programa os interessados em adquirir um imóvel por meio do financiamento no Minha Casa Minha Vida. É possível que sejam trazidas novas regras, principalmente sobre limite de renda. O financiamento acontece assim, a partir disso:

. Procure um banco ou construtora parceira do programa;
. Apresente todos os documentos solicitados;
. Aguarde aprovação.

Fonte: FDR – https://fdr.com.br/2022/12/19/minha-casa-minha-vida-tera-novas-contratacoes-partir-de-2023-veja-como-solicitar/