Assembleia da Restinga em Porto Alegre registra 961 credenciamentos em Orçamento Participativo

Foto: Alex Rocha/PMPA

Os temas habitação, educação, saneamento básico e cultura foram escolhidos como prioridades de investimentos

Realizada na noite de segunda-feira, 28, no centro comunitário do bairro (Cecores), a Assembleia da Região Restinga do Orçamento Participativo (OP), contabilizou 961 inscritos, registrando a maior participação até o momento. Diante das manifestações da comunidade, que na maioria foram relativas à regularização fundiária, o prefeito Sebastião Melo, informou que realizará reuniões com cooperativas habitacionais no bairro para a busca de avanços relacionados ao tema no mês de dezembro.

Disse o Prefeito Sebastião Melo: “No mês de dezembro vou despachar em horários diferenciados para ouvir essas cooperativas. São mais de 800 áreas de ocupação irregular. Temos que ouvir e decidir também. Avançar de maneira franca e enfrentar o problema. Essa é a lógica da participação popular”.

Com as participações dos secretários municipais de Habitação e Regularização Fundiária e diretor do Demhab, André Machado, da adjunta da SMHARF, Simone Somensi, de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e equipe, incluindo a subprefeitura Restinga, além de outras secretarias e órgão afins, juntamente com conselheiros e delegados do OP e as cooperativas habitacionais, as agendas serão realizadas na Restinga.

Os temas habitação, educação, saneamento básico – drenagem e dragagem – e cultura, foram escolhidos como prioridades de investimentos para 2023. Para representar a região no Conselho do OP (COP), a plenária teve apresentação de uma chapa de consenso. André Luiz da Silva Seixas e Cristiana Machado da Silva, para a titularidade, e Vanessa Ramos da Rosa e Rita de Cássia dos Santos como suplentes, foram eleitos por aclamação.

Não concorreram à reeleição, as conselheiras Kelly Ramos e Adaclides Martins Leite, mas destacaram que não abandonarão o OP. Disse, Adaclides, reforçando que participa desde a implementação do OP: “Estou nessa luta há 33 anos e seguirei acompanhando todos os passos”.

Região 8 do Orçamento Participativo a Restinga é composta pelo bairro Pitinga e pelo bairro de mesmo nome.

A Assembleia da Região Norte terá sua vez nesta terça-feira, 29, às 19h, no bairro  Sarandi, na rua Xavier de Carvalho, 274, no Ginásio da Escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre