Na cidade de São Paulo vivem em favelas cerca de 9% da população

Foto: depositphotos

Na zona sul paulistana o percentual chega a 32,7% e no distrito de Vila Andrade a 25,1% na zona norte na Brasilândia

Segundo o Mapa da Desigualdade de 2022, lançado pela Rede Nossa São Paulo, cerca de 9,4% da população da cidade de São Paulo vivem em favelas. No distrito da Vila Andrade, zona sul paulistana, o percentual chega a 32,7% e na Brasilândia, na zona norte, a 25,1%. Apenas dez distritos, não têm famílias morando em assentamentos informais, sem infraestrutura e segurança jurídica, entre os 96 que compõem a capital paulista.

O levantamento compara diversos aspectos da qualidade de vida entre os diferentes bairros da cidade, além da habitação, como, por exemplo, o tempo de deslocamento no transporte público, a variação na idade média de morte entre os bairros paulistanos, mortes por Covid-19 e por ação policial, entre outros.

A urbanista Raquel Rolnik disse: “O conteúdo da política de infraestrutura e de investimento é o que provoca a vulnerabilização”, isso em referência às ações para o centro da cidade. E enfatizou: “É absolutamente fundamental discutir o que será investido e como”. Por isso, ela defende que, além de pedir investimentos, é necessário disputar quais serão os projetos efetivamente colocados em prática. 

Procurada para comentar a pesquisa, a Prefeitura de São Paulo ainda não respondeu ao pedido da reportagem da Agência Brasil.

Fonte: Brasil ao Minuto
Matéria na íntegra: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1968168/cerca-de-9-da-populacao-da-cidade-de-sao-paulo-vivem-em-favelas