Secretaria de Estado da Habitação de Ribeirão Preto e CDHU têm programa de melhoria habitacional para regiões da zona Norte da cidade

Foto: Prefeitura/CCS

Programa propõe intervenções urbanísticas em núcleos urbanos informais sem custo para as famílias

Na terça-feira, dia 13 de setembro, o departamento de Habitação, da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, acompanhou no núcleo urbano informal Vitória – Campos do Jordão, na zona Norte da cidade, o andamento dos trabalhos do programa Viver Melhor.

Em ata do programa da Secretaria de Estado da Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), foram inseridos três núcleos urbanos de Ribeirão Preto.

Os núcleos Nuporanga e Ubatuba também serão beneficiados com melhorias qualitativas nas residências, além do Vitória. Somam juntos 233 famílias. Colocação de pisos, restauração de telhados, reforma de banheiros, reparos de drenagem, manutenções elétricas e hidráulicas, melhorias em áreas comuns, entre outras ações, são intervenções estruturais que esses locais receberão, sem custo para os moradores.

Profissionais que vivem nos núcleos podem ser contratados para a realização dos serviços, isso significa que a mão de obra dos trabalhos é regionalizada. 

Disse o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Marques Gobbi: “Nosso departamento de Habitação está atento e trabalhando com muita seriedade para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Precisamos promover uma transformação social e esses passos estão sendo dados” e acrescentou que a prefeitura tem buscado soluções para trazer mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade.

Já a diretora de Habitação, Ana Cláudia de Paula Pereira, destacou: “O trabalho está no início, mas é possível sentir o engajamento dos moradores do núcleo. Foi muito bom conversar com as pessoas e ver a alegria delas”, e disse ainda que as famílias dos núcleos estão com muita expectativa e ansiosas por essas melhorias.

Com 116 unidades habitacionais e população estimada de 350 pessoas, o núcleo urbano Vitória – Campos do Jordão, no Jardim Aeroporto, recebeu, no processo de Regularização Fundiária, aprovação da Câmara Técnica da prefeitura e está no Cartório de Registro de Imóveis a primeira fase de titulação.

Um conjunto de medidas urbanísticas, jurídicas, ambientais e sociais que visam à promoção do direito à moradia digna, é o que reúne o programa de Regularização Fundiária criado pela prefeitura de Ribeirão Preto. São 7.881 famílias de 53 núcleos urbanos informais que estão em áreas públicas municipais passíveis de regularização que o programa já abrange. 

Foram entregues 1.826 títulos de propriedade aos moradores do Jardim Progresso e Monte Alegre, até o momento e no dia 30 de abril de 2022 outros 44 títulos do núcleo Faiane, em Bonfim Paulista, também foram entregues.

No momento estão em processo de avaliação para finalização do projeto de regularização fundiária, três núcleos urbanos (Ubatuba, Nuporanga e Avelino Palma).

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto