ADH-PI finaliza obras de habitação em Agricolândia

Foto: ADH-PI

Doze famílias da zona rural de Agricolândia receberam as chaves de suas novas moradias

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH-PI) finalizou obras de habitação no município de Agricolândia. As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e foram construídas nas localidades Buraco d’água, Boi Morto, Tamboril e Pitombeira.

Doze famílias da zona rural de Agricolândia receberam, emocionadas, as chaves de suas novas moradias. A solenidade contou com a presença da diretora-geral da ADH Gilvana Gayoso, do diretor de Habitação da ADH, João Filho, do prefeito de Agricolândia Italo Alencar e autoridades locais.

Dentre os beneficiários, está a dona de casa Rosângela de Oliveira Lima, do povoado Buraco d’água. Há muito tempo, ela sonhava com a oportunidade de conquistar sua moradia digna. “Sou grata a Deus por ter me dado essa oportunidade. Também sou grata a cada um de vocês ( equipe técnica da ADH) que se empenhou em para realizar o meu sonho, o sonho de morar em uma casa confortável”.

A diretora Gilvana Gayoso disse que programas como o PNHR atende de forma efetiva as pessoas que têm dificuldade de adquirir uma moradia digna, tendo em vista os diversos benefícios oferecidos, que vão desde o valor das prestações às condições de pagamento. “Concluímos a última etapa do programa neste município. Infelizmente, com a extinção do Programa Nacional de Habitação Rural integrante do Programa Minha Casa Minha Vida, por parte do governo federal,  se deixa de investir na produção de novas moradias para a população de baixa renda”, avalia Gilvana Gayoso.

Uma vez assinado o contrato, após a conclusão das obras, o beneficiário deve honrar com uma contrapartida, correspondente a 4% do valor do subsídio concedido para a construção da unidade habitacional. O pagamento à Caixa é efetuado por meio de boletos, em quatro parcelas anuais.   

SERVIÇO SOCIAL- O PNHR foi acompanhado por uma equipe composta por técnicos do Serviço Social, Engenharia e Operacional. As famílias contempladas com moradias participaram de atividades realizadas pela Agência. O projeto técnico social destaca os aspectos ambientais, urbanísticos, sociais e de infraestrutura. 

Os moradores participaram ainda de uma assembléia para a escolha da comissão de representantes,  pessoas que acompanharam e fiscalizaram a execução da obra. Em um segundo momento foi trabalhado a inclusão produtiva, que são as capacitações e, por último, foi feita a reunião de avaliação e entrega dos termos. 

A assistente social responsável pelo projeto de Agricolândia, Fátima Oliveira, se reuniu mais uma vez com os beneficiários. Na ocasião, foi feita uma avaliação de todo o projeto desenvolvido nas comunidades rurais do município. “Estivemos presentes no antes, durante e pós-obra. A avaliação foi extremamente positiva, os beneficiários disseram estar muito satisfeitos com as suas novas moradias e consideraram um presente de Deus,  receber uma casa na atual circunstância, isto é, sem investimentos em moradia rural”, declara ela. 

O Programa Nacional de Habitação Rural continua em andamento em outras quatro cidades do Piauí: União, Teresina, Joaquim Pires e Barras. Com o término das obras, previstas para dezembro deste ano, a ADH chega ao número de 280 unidades habitacionais construídas por meio do PNHR.

Texto: Rita Lúcia – ADH/PI