401 unidades habitacionais têm a construção viabilizada por Parceria Público Privada na Zona Norte de São Paulo

Foto: Edson Lopes Jr. / Secom

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab)

A ordem de início para construção de 401 unidades habitacionais da primeira Parceria Público-Privada (PPP) da habitação municipal do Brasil foi assinada pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta terça-feira (30), no Tucuruvi, Zona Norte da capital. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), com investimentos de aproximadamente R$ 72 milhões.

Garantiu o prefeito Ricardo Nunes: “Hoje é o início da primeira obra da PPP da Habitação, uma outra modalidade habitacional e que fará com que a gente avance nas entregas para população da cidade de São Paulo. Vamos entregar essas 401 unidades em junho de 2024”.

O espaço que irá receber as novas moradias que beneficiará famílias nas regiões da Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia e Santana/Tucuruvi, está localizado no Lote 12. Serão construídos dois condomínios no local, no primeiro conjunto serão 188 unidades habitacionais divididas em três blocos e no segundo 213 unidades divididas em dois blocos.

A infraestrutura apresentada no empreendimento inclui área de lazer coberta, área comum, redes de água, esgoto, iluminação, pavimentação e paisagismo. Os projetos dos apartamentos têm sala, cozinha, banheiro, dormitórios, hall de entrada e metragem de 28 m² a 42 m². 

No dia 29 de junho deste ano, na sede da Cohab-SP, aconteceu o início da seleção dos contemplados. Serão convocadas pelo Habita São Paulo, concessionária responsável pelo lote, para apresentar a documentação necessária e ter o processo do financiamento iniciado junto ao agente financeiro, as famílias selecionadas.

No Lote 12, estão sendo construídas as UBS Jd. Antártica e UBS Jd. Peri, além da reforma da UPA 21 de Junho. Também serão implantados 17 km de ciclovias e ciclofaixas nas Subprefeituras de Santana/Tucuruvi e Jaçanã/Tremembé. Outros 6,84 km de ciclovias e ciclofaixas nas Subprefeituras Casa Verde/Cachoeirinha e Freguesia/Brasilândia já foram entregues. A PPP da Cohab vai além da construção de moradias. 

Destacou o presidente da Cohab, Alex Peixe: “Esse é um marco histórico para a habitação de São Paulo. É gratificante que a gestão atual esteja investindo tanto em moradias para melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital. E vale complementar que a PPP possui como característica proporcionar o desenvolvimento urbanístico integrado da cidade, aproximando moradia, serviços e emprego”.

Será gerado um emprego direto para cada R$ 45 mil investidos na parceria. Há estimativa para geração de 49 mil empregos, considerando o investimento total. Os Acordos de Cooperação junto às secretarias municipais para a construção de equipamentos públicos e implantação de infraestrutura urbana, são outro ponto positivo da PPP da Cohab.

Afirmou o secretário da Habitação, João Farias: “A PPP se firma junto com um outro grande projeto que é o Pode Entrar e que nós assinamos semana passada a ordem de início para construção de 1.568 unidades na Zona Leste. Semana que vem assinamos para mais de 900 unidades em parceria com as entidades do movimento de moradia. Isso significa que São Paulo se transforma para valer no maior canteiro de obras da história da habitação na cidade. Nunca se teve tanta obra em andamento”.

Para participar é necessário ter o cadastro no programa de habitação do município completo e atualizado. Clique aqui e saiba mais. A PPP vai contemplar as famílias da cidade de São Paulo com moradia digna. 

Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo