Reforma para baixa renda é financiada por Projeto em até R$ 11 mil

Foto: Reprodução / EPTV / G1

O objetivo é reduzir o número de moradias precárias no Brasil através da Plataforma Nova Vivenda

A desigualdade no país foi escancarada com o maior tempo em casa durante a pandemia aumentando a vontade de reformar o lar.

Segundo levantamento da Fundação João Pinheiro, são em torno de 25 milhões de moradias em condições precárias no Brasil.

As más condições das casas estão associadas a problemas de saúde como diarréia e doenças respiratórias, pois são casas insalubres sem acesso apropriado a energia elétrica, esgoto e água.

A Vivenda percebeu o problema e viu a oportunidade de negócio com impacto social, sendo o foco reformas de casas em periferias e favelas. Para adequarem suas moradias é oferecido crédito de até R$ 11 mil para famílias de baixa renda.

A empresa oferece reformas profissionais para famílias que vivem em vulnerabilidade e nasceu como startup e se tornou uma holding conectando por meio de um marketplace o cliente aos executores do serviço. A Vivenda atua por meio de uma aceleradora e um instituto, além da plataforma.

Planejamento com engenheiro ou arquiteto, acompanhamento de projeto de reforma de baixa complexidade como instalação de telhado, piso, fiação e janelas, materiais e mão de obra, estão incluídos no pacote.

Nos últimos 8 anos, segundo o cofundador da Vivenda Fernando Assad, a iniciativa já reformou mais de 3.500 casas e o financiamento é garantido por uma debênture (título de crédito) social.

Afirmou Assad: “Aqui no Brasil boa parte das ações de habitação são concentradas na construção de novas unidades, sendo que temos um problema muito maior que são as moradias inadequadas”.

Como exemplo, o empresário cita, fiação elétrica exposta, casas sem ventilação, com infiltrações e mofo, sem piso ou cobertura e afirma: “O financiamento cobre a transformação de um cômodo inteiro por uma rede de profissionais do setor e com softwares que vão garantir o mínimo de desperdício de material e tempo”.

Uma forma de tornar a obra viável em meio à escalada de custos de construção são os varejistas parceiros que têm ofertas e produtos exclusivos para os clientes da Vivenda.

Para pegar o crédito a família a família deve entrar no site da Vicnda (https://www.novavivenda.com.br/) e não é exigido garantias, pode também contatar pelo whatsapp (11) 5851-8889, informar o cep e a matrícula do imóvel. Atualmente são atendidas 46 cidades em 16 estados. Os juros são de 2,25% ao mês e o financiamento é pago no boleto em 30 vezes.

A escolha do projeto e materiais que serão utilizados é feita pelo profissional e pelo cliente para que a reforma impacte na autoestima dos moradores além dos aspectos estruturais. A falta ou a construção irregular de banheiros está entre as principais inadequações identificadas nas moradias de baixa renda.

Fonte: Folha de São Paulo – Link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/projeto-financia-reforma-de-ate-r-11-mil-para-baixa-renda.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa