Prefeitura de São Bernardo entrega escrituras a moradores do Jardim Represa

Foto: SEHAB - São Bernardo do Campo/SP

Famílias foram contempladas pelo programa A Casa é Minha, responsável pela regularização fundiária de mais de 27 mil lotes em toda a cidade

A Prefeitura de São Bernardo deu mais um passo importante no maior programa de regularização fundiária da história da cidade, denominado A Casa é Minha. Mais 19 famílias do núcleo Santa Maria, popularmente conhecido como Jardim Represa, receberam, nesta sexta-feira (29/7), das mãos do prefeito Orlando Morando, os títulos de posse de seus imóveis. Desde 2017, a ação já realizou a entrega de mais de 27 mil escrituras por todo o município, oferecendo à população mais respeito e dignidade.

“Essa é uma região que melhorou muito nos últimos anos e, agora, conseguimos avançar e proporcionar a realização de um sonho antigo a essas famílias. A escritura é o único documento que comprova a titularidade do imóvel, que na maioria das vezes foi construído com muito esforço e suor por esses moradores. Cabe à Prefeitura avançar com a regularização fundiária por toda a cidade e, isso, sem qualquer custo aos munícipes contemplados”, observa o chefe do Executivo.

Secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater explica que o custo aproximado da regularização fundiária para a Prefeitura é de aproximadamente R$ 1.500 por unidade. “Inclusive já está registrado no cartório o nome do beneficiário de cada lote que entregou o seu documento corretamente para o cadastro”, ressalta.

SOBRE O LOCAL – O loteamento Santa Maria se originou no final da década de 1980 e foi implantado na forma de loteamento pela a Associação de Atividades Comunitária do Núcleo Santa Maria. Popularmente, o local é conhecido pelo nome de Jardim Represa, e está localizado na região administrativa do Batistini.

Com a entrega em definitivo das escrituras dos lotes (matrículas individualizadas) aos moradores, fica consolidada a finalização do processo de regularização fundiária do loteamento. “Estou muito emocionada. Foi um sacrifício para construir nossa casa e, agora, temos muito a comemorar”, destaca a dona de casa Maria Antunes, 59 anos, moradora do bairro há 24 anos.

AVANÇO – O Programa A Casa é Minha foi criado pela Administração do prefeito Orlando Morando em 2017 e, desde então, já regularizou mais de 27 mil imóveis em bairros como Jardim das Orquídeas, Jardim Central, Jardim Ipanema, Jardim Nossa Senhora de Fátima, São Jorge, Jardim Cantareira, Frei Damião, Jardim Pinheirinho, Jardim Monte Sião e Parque Hawaí.

Fonte: SEHAB – São Bernardo do Campo/SP