Prefeitura de Ribeirão Preto participa de audiência com a Secretaria Nacional de Habitação

Foto: Guilherme Sircili

Em reunião com presença de autoridades local e nacional foram abordados projetos e programas sociais de moradia

Neste sábado, dia 16 de julho, a Prefeitura de Ribeirão Preto participou de uma audiência com a Secretaria Nacional de Habitação (SNH), na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e foi  representada por profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab-RP).

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos; o presidente da Cohab, Nilson Baroni; e o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento, Laurindo Antonio da Silva, entre outras autoridades regionais, estiveram presentes na ocasião.

Pautas relacionadas aos projetos de habitação, desenvolvidos pelo município, foram abordados pela audiência e também a pasta pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal apresentou detalhadamente os programas do setor desenvolvidos pelo mesmo. 

O andamento de programas e projetos mantidos em todo o território nacional, a exemplo do Pró-Moradia (integrante do Casa Verde e Amarela, que tem como objetivo oferecer acesso à moradia adequada à população em situação de vulnerabilidade social e com rendimento familiar mensal de até três salários-mínimos, foi relatado pelo Secretário Nacional de Habitação.

A condução do programa de regularização fundiária na cidade em que já reuniu um conjunto de medidas urbanísticas, jurídicas, ambientais e sociais que visam à promoção do direito à moradia digna foi citada pelo prefeito de Ribeirão Preto. 53 núcleos urbanos informais que estão em áreas públicas municipais passíveis de regularização, sendo 7.881 famílias, são abrangidas pelo programa. Nogueira ainda destacou: “Já entregamos mais de 1.800 títulos de propriedade aos moradores do Jardim Progresso e Monte Alegre. Neste ano, também já disponibilizamos 44 títulos aos moradores do núcleo Faiane, em Bonfim Paulista”. 

“Há um aproveitamento de áreas de propriedade das prefeituras de municípios interessados na iniciativa para construir empreendimentos de menor porte e mais direcionados para famílias de baixa renda”, destacou o gestor da SNH citando o programa “Parcerias”.

Fonte: Prefeitura da Cidade de Ribeirão Preto