Prefeitura de Londrina leva qualificação profissional ao Residencial Jequitibá

Foto: SMTER / divulgação

Curso de técnica em vendas está sendo realizado na sede do Cepas São Jorge; iniciativa leva formação aos moradores dentro da região.

Teve início a qualificação de técnica em vendas para os moradores do residencial Jequitibá. O curso será executado ao longo desta semana, na sede do Cepas São Jorge, e formará 25 pessoas da região. Ao final das aulas, os alunos serão encaminhados para processos seletivos de diferentes empresas da cidade.

O curso foi adquirido pela Prefeitura de Londrina e será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) e do Cepas, que tem o objetivo de levar aos moradores instrumentos para a inserção social e profissional e ferramentas para que as famílias conquistem sua autonomia.

Além da qualificação, que faz parte dos serviços entregue pelo poder público às famílias em vulnerabilidade social que fazem parte da comunidade do residencial Jequitibá, a SMTER realizou, também, uma ação ampla de cadastramento e orientações sobre os serviços da Secretaria dentro da comunidade.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, resgatar a dignidade dessas famílias é o ponto principal das ações. “A Prefeitura está preocupada em cobrir as diferentes demandas dos moradores do Jequitibá. Está entregando um lote com toda a infraestrutura, vai levar diferentes serviços e, neste momento, chegamos com a qualificação profissional. Mais importante até que o curso, é o acolhimento e acompanhamento dos alunos que vão se formar. Assim, contribuiremos para que, efetivamente, eles consigam transformar suas vidas”, pontuou o secretário.

O presidente da Cohab Londrina, Luiz Cândido Oliveira, reforçou a importância da ação. “Com esse projeto, inserimos a família não só no contexto habitacional, mas também na sociedade. Por meio desse trabalho multidisciplinar, que envolve também a assistência social e o Cepas, nós estamos dando a dignidade e respeito às famílias, extrapolando a questão habitacional e levando um conjunto de ações que vão promover a melhoria na qualidade de vida desses londrinenses. Dessa forma, promovemos um resgate completo de sua cidadania”, completou.

Residencial Jequitibá – Dotado de infraestrutura urbana completa, o Residencial Jequitibá foi construído inteiramente pela Prefeitura na abrangência do Jardim São Jorge, Residencial Horizonte II e do assentamento Aparecidinha/Bom Jesus, na área norte, em um terreno de 115 mil m². O investimento total foi de mais de R$ 5 milhões, com recursos próprios da Cohab.

Os lotes urbanizados do Residencial Jequitibá comportarão 331 unidades habitacionais para famílias em vulnerabilidade social. O novo bairro da zona norte já foi entregue com redes de drenagem, esgoto e água, asfalto, iluminação pública e acessibilidade, proporcionando ambiente adequado para a instalação de casa própria em espaço com conforto, qualidade de vida e segurança.

Fonte: Blog.Londrina