Programa do Governo Federal para habitação seleciona programas habitacionais de Porto Alegre

Foto: Cindy Vitali/SMHARF/PMPA

Para receber conjuntos habitacionais do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do programa Casa Verde e Amarela, Porto Alegre teve três dos 17 empreendimentos selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Foram anunciados nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União os resultados preliminares da seleção de municípios. Mais 12 cidades foram selecionadas, incluindo Sarandi, que fica no Norte do Estado, além da Capital gaúcha.

A construção de três empreendimentos destinados ao reassentamento das famílias da obra da avenida Tronco, está prevista na seleção que faz parte do Programa Protótipos. Jacuí, Banco da Província e Dona Zaida são os três condomínios onde estima-se que sejam construídas 356 unidades. Famílias com renda bruta mensal de até R$ 2 mil são o foco desse programa que consiste em empreendimentos destinados a elas.

“Independente do resultado, estamos trilhando um caminho de realização para os direitos das famílias que aguardam por alguma solução há bastante tempo, desde o início das obras na Tronco,” ressaltou o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ele afirma que encontrar soluções habitacionais definitivas é o que move a secretaria. Desde o início da gestão, o secretário da pasta intensificou as viagens a Brasília para ampliar o diálogo com o governo federal em prol da habitação de Porto Alegre.

A interposição de recursos, que é apresentar algum pedido de reanálise do resultado, é o próximo passo do processo de seleção . Depois, será divulgado o resultado da interposição e, ainda, o resultado final. Quando todos os processos estiverem aprovados, será realizada a contratação dos empreendimentos, por fim.

Confira na íntegra a portaria 532/2022 no Diário Oficial da União.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre