Último sorteio de unidades habitacionais do loteamento Irmãos Maristas é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Cindy Vitali / DEMHAB / PMPA

Foi realizado o último sorteio das unidades habitacionais do Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mário Quintana, na tarde desta quarta-feira, 25, no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Três famílias estão entre os beneficiários sorteados e são oriundas da Vila dos Sargentos, onde desde o temporal de março deste ano, que causou grandes estragos na comunidade,  a Prefeitura de Porto Alegre presta assistência aos moradores.

Quem atua no loteamento realizando o trabalho técnico social é a Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), que realizou o sorteio. Os beneficiários também são de outras comunidades, como Vila Herdeiros, Vila Nazaré, Vila Pepino, Ocupação Cachoeiras e, também, famílias convocadas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), totalizando 52 famílias contempladas, além das famílias da Vila dos Sargentos.

“Entregar o Maristas, com a ocupação completa, é também entregar qualidade de vida para todos vocês. Aos poucos as coisas vão melhorando no loteamento. Temos a creche, as linhas de ônibus, que já estão circulando na comunidade. E, em breve, será inaugurado o centro de reciclagem que possibilitará mais uma alternativa de renda para os moradores,” disse o diretor-geral do Demhab, André Machado, que também é secretário de Habitação e Regularização Fundiária, ressaltando que a finalização deste trabalho é motivo de alegria.

A Fasc, em uma força-tarefa para concluir a ocupação do Irmãos Maristas, com apoio das equipes do Demhab, convocou 50 famílias que se enquadravam na política de reassentamento. Porém apenas 26 beneficiários deste número, apresentaram toda a documentação para o sorteio desta quarta-feira. Para Cátia Lara, presidente da Fasc, ter a garantia da casa própria é conseguir ter uma vida mais tranquila e comentou: “Essa é a missão da assistência social, uma política de travessia. Fazendo as pessoas superarem as suas adversidades e, assim, podendo construir uma nova história para suas vidas”.

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal, que deve ocorrer nas próximas semanas, é o próximo passo para os beneficiários concluírem a mudança. A ligação da energia elétrica e o agendamento da mudança dos novos moradores, é a próxima etapa.

O condomínio do loteamento Irmãos Maristas possui 1.298 residências, entre apartamentos e casas. São dois quartos, sala, cozinha e banheiro, que cada unidade contém. 936 famílias são oriundas da Vila Nazaré, deste número, que foi o maior reassentamento em ato contínuo realizado em Porto Alegre.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre