MME lança estudo dia 19/05 sobre digitalização e eficiência energética no setor de edificações

Foto: Divulgação

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realiza no dia 19 de maio, às 9h, no canal do MME no YouTube, o lançamento do estudo Digitalização e eficiência energética no setor de edificações no Brasil.

Faça aqui a sua inscrição.

O documento busca oferecer uma base para formulação de políticas públicas que visam ao aumento da eficiência energética do setor de edificações por meio da transformação digital. O estudo pretende estimular a discussão sobre o uso de novas tecnologias digitais em todas as etapas do ciclo de vida das edificações.

As ferramentas digitais podem contribuir para eficiência energética durante todo o ciclo de vida de um edifício, ajudando a alcançar as metas climáticas na construção, ativando potenciais para redução de carbono embutido nos materiais e nos processos de construção. Foi pensando nisso que o estudo culminou em duas publicações, as quais identificaram e sistematizaram soluções e aplicações digitais. Os estudos também apresentam oportunidades e potenciais, para edificações residenciais, comerciais e públicas, em relação a diferentes segmentos do mercado, considerando todo o ciclo de vida do edifício.

Os resultados obtidos são promissores. Considerando um cenário de rápida digitalização do setor de edificações, o potencial de eficiência energética atinge níveis de 30% a 40% do total de 161 TWh até 2050. Esse valor é comparável ao consumo anual de eletricidade de cerca de 3.360 mil domicílios e equivale a 815 mil tCO2 de emissões evitadas.

As edificações compreendem os setores residencial, comercial e público, sendo o terceiro maior consumidor de energia no Brasil. O setor responde por cerca de 15% do consumo de energia e 51% do de eletricidade. Até 2050, é esperado que o setor cresça mais de 50%. Os edifícios construídos hoje consumirão energia por muitos anos. Além disso, existe grande potencial tanto para redução do consumo de energia em edifícios como para o emprego de soluções digitais.

O estudo é resultado da Parceria Energética Brasil-Alemanha, um projeto de cooperação entre o MME e o BMWK, pelo projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável: Foco Habitação Social (EEDUS), fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do MDR e o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) – ambos implementados por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Acesse aqui o estudo Digitalização e Eficiência Energética no Setor de Edificações no Brasil. 

Agenda preliminar:

9h00 Introdução técnica, boas-vindas

Mestre de Cerimônia: Alexandra Maciel, analista de infraestrutura do MME

9h05 Abertura

  • Carlos Alexandre Pires, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético, Ministério de Minas e Energia (MME)
  • Andiara Campanhoni, Coordenadora-Geral substituta de Assuntos Estratégicos, Ministério Regional de Desenvolvimento (MDR)
9h15 Apresentação da Agenda

  • Mestre de Cerimônia: GIZ
9h20 Apresentação resultados do estudo “Digitalização e Eficiência Energética no Setor de Edificações no Brasil”

  • George Soares, Growing Energy Consultoria  
9h40 Abertura de perguntas ao público
09h55 Rodada de discussão

Moderação: George Soares, Growing Energy

  • Andiara Campanhoni, Coordenadora-Geral de Assuntos Estratégicos, Ministério Regional de Desenvolvimento (MDR)
  • Estefânia Mello, coordenadora do GT Edificações da Procel
  • Paulo Luciano de Carvalho, Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética – SPE
  • Fernanda Belizario, Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)/USP
  • Roberto Lamberts, Representante do CBCS (Desempenho Energético Operacional em Edificações)
  • João Krause, Rodrigo Calili, Fatima Ludovico; Growing Energy (Autores do estudo)
10h45 Fechamento e agradecimentos

  • Samira de Sousa Carmo, Coordenadora-Geral de Eficiência Energética, Ministério de Minas e Energia (MME)
  • Andiara Campanhoni, Coordenadora-Geral de Assuntos Estratégicos, Ministério Regional de Desenvolvimento (MDR)

 

Acompanhe o evento:

https://youtu.be/GMYNHKW8S64
Fonte: Ministério de Minas e Energia