316 moradias populares são entregues pelo Governo do Estado de São Paulo na Zona Sul da Capital

Foto: Governo do Estado de São Paulo

316 apartamentos da segunda fase do Conjunto Habitacional Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas, no Grajaú, zona sul da capital paulista, foram entregues pelo governador Rodrigo Garcia nesta quinta-feira (5). Construídos em parceria com a prefeitura, os imóveis são destinados a famílias retiradas de moradias precárias situadas em áreas de risco na região dos mananciais.

Disse Rodrigo, ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e o presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos: “Essa região vai se transformar. Quando vem a moradia, também vem a demanda dos serviços públicos. Para fazer um novo bairro, precisamos de pedreiro, servente, engenheiro e arquiteto. Mas, sem as assistentes sociais, não é possível planejar a vida”.

Como parte do Programa Mananciais, as famílias beneficiadas saíram de áreas de risco localizadas na região sul de São Paulo, ele tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga, recuperação e proteção ambiental das áreas degradadas e obras de urbanização de favelas.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) promoveu a habilitação das famílias beneficiárias para a comercialização das unidades habitacionais. O empreendimento possui apartamentos de dois e três dormitórios, com 10 quadras, 10 zeladorias, sete salas de estudos, sete bicicletários, 10 centros comunitários e estacionamento. Todas as áreas de uso coletivo possuem rampas de acessibilidade.

Totalizando 1.290 unidades habitacionais, o conjunto Chácara do Conde conta com duas fases de produção. Com 562 apartamentos, a primeira fase foi entregue em outubro de 2021. A segunda fase, com 316 unidades habitacionais, foi entregue nesta quinta e as demais 412 moradias, têm previsão de entrega para o segundo semestre.

Por meio de convênio com a CDHU, o Governo de São Paulo está investindo R$ 156,4 milhões nesse projeto habitacional. O Estado executou serviços de terraplanagem, infraestrutura, drenagem, saneamento, abastecimento de água, pavimentação e recuperação ambiental de cinco áreas verdes que somam 120,4 mil m² – uma delas vai se tornar um parque municipal, além da construção das moradias.

Fonte: ABC do ABC