Com o planejamento das próximas ações a Cohab Pará celebra 57 anos de existência

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

A celebração dos 57 anos de criação da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) foi marcada pelo planejamento necessário para a elaboração de estratégias que garantam o desenvolvimento habitacional do Estado. No auditório do Centur, em Belém, nesta quarta-feira (13), foi realizado um seminário sobre o tema, na mesma data de criação do órgão que desenvolve a política habitacional.

Destacou o presidente da Cohab, Orlando Reis: “Hoje é um dia especial. A Cohab tem um histórico que impulsionou a questão habitacional no Estado. Assim como estamos comemorando, estamos planejando o futuro desta Companhia, para que ela possa, cada vez mais, cumprir o seu papel social de atender à população”.

Durante o evento, foram debatidos os principais eixos que devem ser levados em consideração para traçar e alcançar metas e objetivos futuros pelos representantes da Companhia e da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

“O desenvolvimento da Cohab, sua evolução, é muito linda. É claro que ainda existem desafios. A gente tem cenários diferentes para a área habitacional, e a Cohab é essencial para que possamos viver com qualidade de vida”, declarou a representante da Seplad, Brenda Maradei.

Também foram lembradas as principais realizações e conquistas da atual gestão da Cohab. As ações de regularização fundiária e a atenção que o Programa “Sua Casa” oferece aos moradores das 12 regiões de Integração do Pará, liberando recursos para construção, reconstrução e adaptação de moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade social, foram os pontos destacados pelos gestores.

O “Sua Casa” já chegou a 117 municípios paraenses, em todas as regiões, desde sua criação, em 2019, até o final de fevereiro de 2022, segundo dados da Cohab. O investimento total, ultrapassou R$ 260 milhões, com a liberação das duas etapas. Mais de 25 mil domicílios foram melhorados com a destinação do recurso. A estimativa da Companhia é que o programa tenha beneficiado mais de 125 mil pessoas ao longo dos anos.

A regularização fundiária urbana também avançou no Pará, uma prioridade para a gestão estadual. Para famílias de moradores de núcleos urbanos nos municípios de Castanhal e Marabá, a Cohab entregou mais de 1.400 títulos de propriedade, registrados em cartório. A realização de cooperações técnicas com as prefeituras municipais da Região Metropolitana e do interior, foi ampliada pela política habitacional estadual.

Fonte: Agência Pará