Prefeitura de Porto Alegre entrega 80 matrículas para famílias do Loteamento Timbaúva III

Foto: Vini Vanoni/SMELJ PMPA

Moradores do Loteamento Timbaúva III, no bairro Mário Quintana, receberam na manhã deste sábado, 9, os títulos de propriedade de seus imóveis. A entrega de 80 matrículas foi realizada no Centro Social Marista de Porto Alegre, Cesmar. Esta é a quarta entrega de matrículas de moradias deste ano.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destaca a importância de tornar a cidade cada vez mais regular. “Esse documento é a escritura de vocês. Cada família está saindo da irregularidade para agora compor o espaço regular da nossa cidade. É a segurança de ter a casa própria, no seu nome,” ressaltou Machado.

Esta é a segunda entrega no Loteamento Timbaúva III, que reúne mais de 480 famílias. O primeiro ato ocorreu em outubro de 2021, onde 22 títulos de propriedade foram repassados aos moradores. Com a ação deste sábado, o número sobe para 102 famílias que já estão com suas moradias regularizadas. A secretaria-adjunta Simone Somensi, que trabalha à frente das equipes da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), comentou a importância de ter o apoio da comunidade para o andamento dos trabalhos. “Hoje é o dia da família. Esse documento que estamos entregando para cada um de vocês é a segurança e proteção para as próximas gerações”, ressaltou Somensi.

O presidente da Associação de Moradores do Timbaúva, Pastor Gilberto Moreira, agradeceu o empenho das equipes do Departamento Municipal de Habitação no processo de andamento da regularização. “O que está acontecendo hoje é consequência do trabalho dos servidores do Demhab. Quando o trabalho é feito com seriedade, as coisas acontecem,” comentou.

O Programa de Regularização Fundiária da prefeitura tem atuação conjunta da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, da Procuradoria-Geral do Município e do Departamento Municipal da Habitação (Demhab). Na última quarta-feira, 6, foram entregues sete matrículas a moradores do Loteamento Vila Vale do Salso I, na Restinga.

Com a ação no Timbaúva III, a prefeitura chega a 1.162 matrículas entregues desde o início da atual gestão. Também participaram do evento o vereador Giovane Byl; o ex-vereador Reginaldo Pujol; o vice-diretor do Cesmar, Leomar Silvestro; Nilza Pereira, liderança comunitária; o representante da subprefeitura da região Nordeste, Fabiano Souza; equipes do Demhab e moradores do loteamento.

Entrega de matrículas de 2022:
Loteamento Carris Manchester – 43 matrículas
Loteamento Manoel Fraga da Silva – 13 matrículas
Loteamento Vila Vale do Salso I – 7 matrículas
Loteamento Timbaúva III – 80 matrículas

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre