Nova faixa de renda salarial para o programa Casa Verde e Amarela

Foto: Reprodução Sagres TV

Foi ampliada, pelo Governo Federal, a Faixa 1 para quem está tentando comprar a casa própria pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela. Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor anterior era de até R$ 2 mil e depois da ampliação passou a ser de R$ 2.400,00, atendendo, portanto, categoria de famílias de menor renda. 

Famílias que não conseguiam se encaixar em uma das faixas por causa do valor máximo da renda mensal e também as famílias que pertenciam a Faixa 2 do programa e agora se enquadram na Faixa 1, serão favorecidas com o novo valor, que permite o pagamento de juros menores.

“Fazendo essa diferença, creio que isso vai englobar mais uns 30% de pessoas que terão condições de melhorar a sua faixa de juros”, avaliou Wilson César Rascovit, vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação, para ele a mudança permite que um número maior de pessoas busque pelo financiamento. 

É necessário ter cuidado ao fazer o financiamento da casa própria e pensar em como esse valor afetará a renda da família, alerta o especialista, que ainda orienta que a parcela do financiamento deve ter, inclusive, prioridade, por exemplo, sobre contas de água, luz e telefone. 

Argumenta Rascovit: “Isso de certa forma prejudica em algum ponto uma prestação de serviço, daquele mês. Já o financiamento, se ocorrer consolidação do financiamento, perder-se o imóvel. Então, muitas vezes pode ter sido feito um financiamento de trinta anos e já se ter pago 15 anos, se não pagar a parcela, corre o risco de perder do mesmo jeito”.

Fonte: Sagres Online