Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, tomou posse nesta quinta-feira (31) no lugar de Rogério Marinho

Foto: Adalberto Marques/MDR

Brasília (DF) – O engenheiro civil Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, 40 anos, assumiu, nesta quinta-feira (31), o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional. Especialista em Gestão e Orçamento Público e ex-secretário executivo da Pasta, Ferreira será responsável por áreas estratégicas, como segurança hídrica, saneamento básico, proteção e defesa civil, mobilidade urbana, desenvolvimento regional e urbano, habitação e irrigação.

Segundo o novo ministro, este será um ano de continuidade das ações já iniciadas. “É uma honra dar sequência ao trabalho exercido com excelência pelo Rogério Marinho. Somos responsáveis por políticas e ações que atingem as populações mais carentes e que mais precisam em todos os municípios do nosso Brasil”, afirma Daniel Ferreira. “São muitos os desafios e a grande missão é concluir a maior quantidade possível de obras em andamento para que as políticas públicas do ministério cheguem a quem precisa”, ressalta.

Entre os principais desafios de sua gestão neste ano, Daniel Ferreira destaca a conclusão de obras hídricas em andamento, como as Vertentes Litorâneas da Paraíba, e a implementação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável, que vai disponibilizar R$ 790,7 milhões para estruturação de projetos de concessões e Parceria Público Privadas em áreas estratégicas para o Governo Federal.

Daniel Ferreira – Sou engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e, desde 2008, servidor efetivo do Governo Federal. Trabalhei de 2008 a 2010 na Controladoria Geral da União. Em 2010, fui aprovado no concurso de analista de infraestrutura do atual Ministério da Economia e passei a exercer minhas atividades no antigo Ministério das Cidades.

Trabalhei durante seis anos na Secretaria Executiva, conhecendo, basicamente, todos os assuntos que permeiam a Pasta. Depois disso, tive a oportunidade de trabalhar como diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do MDR, com construção de moradias populares em larga escala. Em 2021, assumi a Secretaria Executiva do MDR a convite do ministro Rogério Marinho.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional